Ortiz no Grêmio, no campo, antes de ser um fenômeno no Futsal

Arte: O Curioso do Futebol

Ortiz teve poucas chances pelo Grêmio, mas conquistou o gauchão três vezes

Nesta semana, Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, foi convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira na segunda fase da Copa América 2021. O pai do zagueiro, Ortiz, foi um dos maiores jogadores da história do Futsal. Porém, ele, antes de se tornar um fenômeno nas quadras, teve experiência no Futebol de Campo, atuando pelo Grêmio entre 1985 e 1987.

Nascido em 15 de maio de 1964, em Porto Alegre, Luís Fernando Roese Ortiz, quando novo, atuava tanto nas quadras como nos gramados. Seu sonho era jogar Futebol de Campo, mas o destino o estava colocando no esporte da bola pesada. Porém, na hora da definição para em qual tipo de piso iria atuar, foi chamado pelo Grêmio e ele não titubeou.

Ortiz, atuando como centroavante, estreou na equipe profissional do Grêmio em 1985, fazendo dupla de ataque simplesmente com Renato Portaluppi. E Ortiz não fez feio! mostrando muita precisão na finalização, marcou gols nas chances que teve no Campeonato Gaúcho e em uma excursão para a Europa.

Porém, após um bom início, inclusive sendo campeão gaúcho, Ortiz passou a não ter muitas chances pelo Imortal Tricolor. Isso fez com que o centroavante passasse a ficar descontente com a situação e pensar em sair do Grêmio, para seguir carreira.

Em 1987, depois de mais dois títulos gaúchos, onde pouco atuou, Ortiz conseguiu ser sondado pelo Cerro Porteño. Porém, aí veio a maior decepção: a diretoria do Grêmio não liberou o jogador e, com isto, ele resolveu tomar uma decisão drástica: deixar o campo e investir nas quadras.

Ortiz foi de vez para o Futsal e se tornou um dos maiores nomes da modalidade. Como pivô, teve passagem por clubes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Espanha, e seleções de todos os estados que jogou, e ainda 10 anos de Seleção Brasileira, conquistando todos os títulos possíveis, inclusive sendo campeão mundial em 1992, em Hong Kong.


Em 1996, sofreu com lesões e acabou ficando de fora da Copa do Mundo, realizada na Espanha, mas foi um dos grandes nomes do Internacional / Ulbra, campeão da Liga Brasileira de Futsal. No ano seguinte, jogando com Manoel Tobias, uma "dupla dos sonhos" no Futsal, ganhou o mundial de clubes da categoria.

Parou de jogar futsal em dezembro de 2002. Em 2003 passou a Supervisor da categoria principal do futsal do Inter e em 2004 passou a Coordenador Geral das categorias menores do futsal do Inter quando ao final do ano foi convidado pela diretoria do clube para trabalhar nas categorias de base do futebol.

Ortiz trabalhou nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre de janeiro de 2005 a setembro 2019, como coordenador do Projeto Aprimorar, criado para aprimorar os fundamentos dos atletas da base, no caso treinava os atacantes e meias do clube, neste projeto passaram nomes, entre outros, como Alexandre Pato, Ricardo de Jesus, Taison, Luiz Adriano, Walter, Sasha, Léo Gamalho e Leandro Damião. Também foi Coordenador das categorias Sub20 e Sub23 e por fim foi Coordenador Técnico Geral da base Colorada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações