A passagem de Juary pela Internazionale

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Juary atuou um ano na Internazionale

Juary Jorge dos Santos Filho, mais conhecido como Juary, foi mais um entre vários ótimos jogadores que saíram da base do Santos ao longo da sua história, um dos nomes revelados na primeira geração dos "Meninos da Vila", em 1978. Veloz e habilidoso, Juary, que completa 61 anos neste dia 16, foi um dos destaques do time campeão paulista em 1978 e seu futebol, no Santos e depois no México, foi suficiente para chamar atenção da Itália. Depois de dois anos no Avellino, chegou a Internazionale em 1982.

Juary havia sido um xodó da torcida nos dois anos em que atuou pelo Avellino, primeiro numa campanha em que o time se salvou do rebaixamento e depois num ano mais tranquilo. Foi um dos primeiros brasileiros à chegar a bota depois da proibição da FIGC de estrangeiros que durou 10 anos. Foi adquirido pela Beneamata com o clube pensando em usá-lo como moeda de troca, mas acabou ficando já que a negociação com Schachner, austríaco do Cesena, deu errado.

Em Milão, fez parte de um time interista que era sólido defensivamente e ofensivamente, mas tinha problemas no vestiário. Fortes, os nerrazzurri ficariam a poucos pontos de buscar o Scudetto e durante a temporada Juary fez uma interessante dupla com Altobelli. Se faltavam gols, que foram poucos, as jogadas que criava eram muito úteis para que a lenda que jogava ao seu lado marcasse. 

Ao longo de toda a temporada 1982/1983, acabou atuando em 36 partidas vestindo a camisa da Inter, numa época onde o uniforme do clube curiosamente tinha calções e meias azuis, algo não muito comum na história da Beneamata. Fez boas partidas no clube, mas acabou não sendo aproveitado na temporada seguinte e foi negociado com o Ascoli.


Juary ainda passaria por dois clubes na Bota antes de desembarcar no Porto, em 1987, onde viveria seus grandes momentos no futebol europeu, sendo destaque do time campeão da Liga dos Campeões, onde marcou o gol do título, naquele momento o maior da história do Dragão. É até hoje um dos maiores ídolos de toda a história portista. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações