Maracanã - 71 anos de sua inauguração

Com informações do UOL Esporte
Foto: arquivo O Globo

Placa que recorda a inauguração do estádio

Inaugurado oficialmente em 16 de junho de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, está completando 71 anos. O "maior do mundo" recebeu seu primeiro jogo um dia depois, em 17 de junho. Com a obra ainda inacabada e cheia de andaimes, a seleção de São Paulo venceu a do Rio de Janeiro por 3 a 1.

A imponência também ajuda a candidatura do estádio. Hoje reduzido, foi erguido sob olhares atônitos, incapazes de imaginar a magnitude de uma construção apta a abrigar mais de 190 mil torcedores. Ele tem um currículo com duas decisões de Copa do Mundo e uma abertura de Olimpíada.

Se um projeto de tal grandiosidade poderia ser desafiador em condições normais, esbarrou ainda em burocracia, disputas políticas e teve de ser tocado às pressas. O Maracanã começou a ser erguido em agosto de 1948, a apenas 22 meses da abertura da Copa do Mundo de 1950. Acabou entregue ao Rio e ao futebol em cerimônia com a participação do presidente Eurico Gaspar Dutra.

Sete dias depois, o Maracanã foi palco da abertura da Copa do Mundo de 1950, na partida entre Brasil e México. E, em 16 de julho, ficou marcado pela derrota do Brasil para o Uruguai, por 2 a 1, na final da Copa.


No local onde o Maracanã foi construído para receber os jogos da Copa do Mundo de 1950, funcionava o Derby Club do Rio de Janeiro, fundado em 1885. As provas de turfe foram transferidas para a Gávea em 1932, mas o espaço ainda era coalhado de ferraduras e abrigava restos de cocheiras até o início das obras do estádio.

Havia também o gramado que restara da pista de corrida, ideal para as peladas dos meninos da Tijuca, Vila Isabel e arredores. E foi nesse local que acabou virando um dos maiores templos da história do futebol mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações