Federação Brasileira de Sports - A primeira a organizar a Seleção do país

Com informações da CBF


No dia 8 de junho de 1914, foi fundada a Federação Brasileira de Sports (FBS). A entidade, que não existe mais, foi importantíssima para o desenvolvimento do futebol no país, pois deu o pontapé inicial para a história da Seleção Brasileira.

Entidade fundamental para o crescimento do esporte brasileiro, a FBS foi responsável por organizar a primeira partida da história da Seleção Brasileira. No dia 21 de junho daquele mesmo ano, o Brasil enfrentou os ingleses do Exeter City, no campo da Rua Guanabara, conhecido hoje como Estádio das Laranjeiras, e venceu por 2 a 0.

A FBS convocou os melhores jogadores em atividade no Rio de Janeiro e São Paulo, os grandes centros do futebol brasileiro na época. Os europeus já eram profissionais, mas os amadores brasileiros, como Friedenreich, Marcos de Mendonça, Abelardo De Lamare, Rubens Salles e Sylvio Lagreca, surpreenderam e deram ao mundo um bom presságio do que se tornaria uma lenda centenária.

Em 21 de junho de 1916, a Federação Brasileira de Sports passou a se chamar Confederação Brasileira de Desportos. Como CBD, a Seleção Brasileira disputou todas as Copas do Mundo, que teve a primeira edição realizada em 1930, até a do ano de 1978. O Brasil venceu três edições com o brasão da CBD no uniforme: 1958, 1962 e 1970.


Para se adequar a um decreto da FIFA que determinava a obrigatoriedade de entidades nacionais terem dedicação exclusiva ao desenvolvimento do futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi fundada em 24 de setembro de 1979. A entidade cresceu nesses 107 anos de história e hoje está posicionada entre as grandes empresas nacionais, líder de um segmento fundamental ao país. A CBF é responsável pela organização do futebol brasileiro, suas competições e todas as Seleções Brasileiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações