Os irmãos Baresi e a idolatria nos rivais de Milão

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Giuseppe e Franco num derby

A cidade de Milão é casa de dois dos maiores clubes do futebol mundial. De um lado temos o Milan, gigante adormecido e do outro a Inter, responsável por quebrar a hegemonia da Juventus no Calcio há alguns dias. Nos anos 1980, dois irmãos de uma mesma família comandavam e capitaneavam as duas equipes, Giuseppe Baresi, o mais velho, nos nerazzurri e Franco, que completa 61 anos neste dia 8, no lado rossonero.

Tanto Giuseppe quanto Franco estiveram desde muito jovens nas categorias de base dos rivais milaneses. Subiram para o time principal com pouca diferença de tempo, no caso do interista em 1976 e do milanista no ano seguinte. O confronto entre os dois mestres defensivos, por lados opostos, começou a ficar mais quente nos anos 1980, numa época onde o Milan acabou ganhando mais títulos, porém ambas as equipes eram muito fortes.

Franco viveu no lado rubro-negro o céu e o inferno. Estava no Diavolo nas duas vezes em que o clube desceu à Série B, primeiro por problemas judiciais e depois no campo, fazendo péssima campanha. Curiosamente, o descenso veio mesmo com uma eficiência defensiva boa, já que o Milan tomava poucos gols, mas tinha ainda mais dificuldade para marcar. Foi a partir de 1986, a partir da chegada de Berlusconi, que o clube voltou à se fortalecer.

Neste meio tempo, Franco foi um dos destaques da Itália no título da Copa do Mundo de 1982, onde seu irmão acabou não convocado. Pela Inter, "Peppe" foi duas vezes campeão italiano, duas vezes campeão da Copa da Itália e uma vez campeão da Supercopa Italiana, além de uma Copa da UEFA. Viveu também o começo da decadência da Beneamata, antes de deixar Appiano Gentile para jogar no Modena nos últimos dois anos de carreira. Foi entre esses anos que os dois irmãos viveram uma das experiências mais incríveis da carreira, quando jogaram juntos na Copa do Mundo de 1986.

Com um ótimo time, os italianos entraram no mundial como um dos favoritos ao título e tanto Franco quando Giuseppe eram titulares da equipe, que passou da primeira fase, porém pegou a fortíssima França nas oitavas de final. Mesmo com um bom time, a Azzurra não foi capaz de resistir à um dos melhores times da história dos Bleus e foram derrotados por 2 a 0. 


Aniversariante, Franco foi muito mais presente na seleção nacional. Depois de 1986, jogou ainda as Copa do Mundo de 1990 e de 1994, quando já veterano era um dos pilares defensivos daquele time finalista da Copa do Mundo. O fim da trajetória da carreira de ambos os irmãos ocorreu na década de 1990. Em 1994, no Modena, o mais velho Peppe pendurou as chuteiras. Jogando apenas pelo Milan, Franco se aposentou dois anos depois. 

A história dos irmãos Baresi não é única no futebol mundial, que o diga a família Milito e o "clá" Laudrup, mas é talvez a que teve os irmãos de maior sucesso jogando juntos num mesmo período. Tanto Franco quanto Giuseppe foram ídolos nos dois gigantes de Milão, mesmo que em diferentes proporções e são dois grandes nomes na enorme fábrica de bons defensores, seja no meio-campo ou na defesa, que a "Bota" produz para o futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações