A passagem de Mazinho pela Fiorentina

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Mazinho durante sua passagem pela Fiorentina

Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho, completa 55 anos de idade nesta quinta-feira (8). O jogador brasileiro, que defender vários times ao longo da carreira e foi campeão do mundo em 1994, com a Seleção, passou uma temporada vestindo a camisa da Fiorentina, mas não conseguiu ser ídolo para a torcida do time.

Depois de ser revelado pelo Vasco da Gama e passar pelo Lecce, que disputava a principal divisão do futebol Italiano, o lateral direita e meio campista do Brasil chegou a cidade de Florença para defender a La Viola. Mazinho foi contratado por 8 bilhões de velhas liras no ano de 1991, exatamente na mesma janela que o clube trouxe Marco Branca e Gabriel Batistuta, que se tornaria um ídolo da torcida da Fiorentina. Mazinho, jogaria ao lado de Dunga no meio de campo.

O treinador da equipe na época, Sebastião Lazaroni, foi quem pediu a contratação do atleta. Mas Mazinho teria muito pouco tempo para aproveitar a companhia do compatriota. Após cinco rodadas do campeonato italiano da temporada 1991-1992, o treinador mineiro foi demitido do cargo por conta de um começo ruim, e a troca no comando técnico não foi boa para Mazinho, já que o jogador não teria tanto espaço dentro da equipe treinada por Luigi Radice como antes.

Nesta edição da Serie A italiana, o meio campista e lateral direita jogou 23 partidas pelo time de Florença, que terminou no meio da tabela de classificação daquela temporada. Mazinho, que tinha apenas 26 anos de idade quando saiu da Fiorentina, não deixou muitas saudades aos torcedores do clube.

gundo jornalistas italianos, como no site "Viola News", a passagem do atleta brasileiro se resumiu a algumas atuações em alto nível, colocando em comparação com alguns dos jogadores que faziam parte do elenco. No site "Museo Fiorentina", o jornalista Stefano Borgi, acreditava que o clube havia gastado uma quantia demasiada em dinheiro para ter o atleta e se mostrou surpreso em ver Mazinho, campeão do mundo sobre a Itália em 1990, vestindo a camisa do clube.


Como saiu jovem da Itália, Mazinho voltaria para o Brasil para atuar pelo Palmeiras. O lateral direita e meio campista ainda retornaria a Europa apara jogar no futebol espanhol, onde defendeu o Celta de Vigo, e terminaria a sua carreira em 2001, no Vitória da Bahia. Com 35 anos, Mazinho encerrou sua caminhada como jogador de futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações