Edmar no Pescara

Foto: arquivo

Edmar ficou três temporadas no Pescara

Um dos maiores centroavantes do futebol brasileiro dos anos 80, Edmar está completando 61 anos neste 20 de janeiro de 2021. Artilheiro em vários times onde jogou, ele teve uma passagem pelo futebol italiano, mais precisamente pelo Pescara, entre 1988 e 1991.

Caçula de nove irmãos, Edmar nasceu em Araxá, Minas Gerais, mas começou sua carreira no Distrito Federal onde seus pais se radicaram desde a fundação na do nova capital, em 1960. Ainda como amador, iniciou sua carreira como artilheiro do time principal do Brasília Futebol Clube em 1977, onde permaneceu até 1979.

Ao longo de sua carreira, foi mostrando que seu forte era marcar gols. Destacou sendo artilheiro de vários campeonatos, como o Paulistão (Taubaté 1980 e Corinthians 1987), Mineiro (Cruzeiro 1981) e também do Brasileirão (Guarani 1985). Também teve passagens por Palmeiras, Grêmio e Flamengo.

Defendendo o Corinthians, em 1988, Edmar foi negociado com o Pescara antes do fim do Campeonato Paulista, onde nem chegou a jogar as finais, sendo substituído por Viola, que acabou sendo o herói do título corintiano ao marcar o gol no Brinco de Ouro, contra o Guarani.

No verão de 1988 o Pescara, depois de ter conseguido sua permanência na elite do futebol italiano, teve como objetivo fortalecer seu elenco com a compra de Edmar, que foi o preferido em uma lista que tinha também Romário e Geovani. O atacante recebeu cerca de 1 bilhão de liras (moeda italiana da época) e jogou três temporadas com o time Abruzzo, a primeira na Série A e as outras duas na Série B.

O impacto de Edmar no futebol italiano foi inicialmente bastante positivo. Estreou na Série A, na temporada 1988/89, em 0 a 0 entre Pescara Roma 0-0. No domingo seguinte fez o primeiro gol contra o poderoso Milan de Arrigo Sacchi.


Nas primeiras nove partidas ele marcou três gols contra adversários famosos como, além do Milan, Napoli e Fiorentina, mas todos inúteis para o resultado final. Posteriormente, seu desempenho caiu e perdeu seu lugar na equipe, muitas vezes sendo enviado para o banco e entrando nos finais das partidas. Ele conseguiu voltar a marca só no final do campeonato ao assinar o gol do empate contra o Torino.

Na temporada seguinte, onde o Pescara foi para a Série B, devido a uma lesão, jogou apenas sete partidas enquanto na temporada seguinte foram 18, com dois gols. Em 1991 deixou a Itália para retornar ao Brasil, onde foi contratado pelo Atlético Mineiro com quem conquistou o Campeonato Mineiro.

Depois do Galo, ainda passou por Santos, Rio Branco de Americana e uma volta ao Guarani. Em 1994 mudou-se para o Japão, onde atuou no Vegalta Sendai, e depois voltou para o Brasil e encerrou a carreira em 1998 no Campinas, onde era sócio junto com Careca. Aliás, os dois atuaram juntos pelo time campineiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações