Alemão - Um ídolo no tempo de "vacas magras" do Botafogo

Foto: Juha Tamminen

Alemão foi um dos ídolos do Botafogo em um período sem títulos da equipe

O Botafogo atualmente vive momentos difíceis. Nas últimas temporadas, a Estrela Solitária raramente não fica na parte de baixo da tabela do Brasileirão e ainda vem assistindo o domínio do rival Flamengo nas competições. Porém, nos anos 80, o Fogão também viveu tempos de "vacas magras", mas, naquela época, o clube ainda tinha um ídolo: o volante Alemão, que está completando 59 anos.

Ricardo Rogério de Brito, o Alemão, nasceu em Lavras, Minas Gerais, no dia 22 de novembro de 1961. Começou a carreira no mineiro Fabril, onde foi lançado no futebol em 1980, com 18 para 19 anos. Logo chamou a atenção dos grandes clubes e o Botafogo foi buscá-lo.

No Glorioso, ele fez parte de equipes que tinham também o meia Berg, o lateral-direito Josimar, o quarto-zagueiro Leiz, o meia Mendonça, o goleiro Paulo Sérgio, entre outros. Apesar de ter bons jogadores, o Botafogo tinha problemas financeiros e vivia uma longa fila de títulos.

Porém, o bom desempenho do volante com a camisa da Estrela Solitária fez com que ele chegasse à Seleção Brasileira. Telê Santana gostava do futebol do jogador e o convocou para a Copa do Mundo de 1986, realizada no México, onde conquistou a titularidade.


Depois da Copa do Mundo, o médio-volante de estilo técnico ainda ficou no Botafogo até 1987, quando foi negociado com o Atlético de Madri. No Fogão, ele não conquistou títulos (a equipe sairia da fila em 1989). Na Europa, ainda jogaria no Napoli (onde atuou ao lado de Maradona e Careca) e Atalanta.

Alemão, que também foi titular na Copa do Mundo de 1990, na Itália, sob o comando de Sebastião Lazaroni, só voltaria ao futebol brasileiro em 1994, quando defendeu o São Paulo. Dois anos depois, ainda vestiria a camisa do Volta Redonda, onde encerrou a carreira de jogador. Depois, ainda tentou ser treinador e hoje é agente de atletas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações