Taça Stanley Rous 1987 - A apresentação de Mirandinha para os ingleses

Por Lucas Paes

Mirandinha decidiu a Taça Stanley Rous de 1987

A Taça Stanley Rous foi um torneio de seleções disputado na Inglaterra e na Escócia entre 1985 e 1989. Inicialmente envolvendo apenas ingleses e escoceses, a competição passou a ter uma equipe convidada a partir da terceira edição, em 1987. Naquela edição, o 'de fora' foi o Brasil, um dos convidados mais enjoados que qualquer torneio pode ter. Fazendo honra a sua fama, o Brasil não tomou conhecimento dos ingleses e escoceses e levou a taça, apresentando ao futebol inglês Mirandinha, que seria o primeiro brasileiro a jogar na Football League desde a profissionalização do campeonato inglês.

Na estreia, em Wembley, no dia 19 de maio, diante da Inglaterra, os Tree Lions até jogaram bem e saíram na frente, com Lineker, mas viram um furacão chamado Mirandinha empatar a partida e deixar louco os defensores do selecionado inglês. Apesar do empate entre as duas equipes, muito se diz que aquele jogo foi essencial para a ida de Mirandinha ao Newcastle, sendo o primeiro jogador brasileiro a jogar no campeonato inglês depois da profissionalização.


Na partida seguinte, Escócia e Inglaterra jogaram quatro dias depois, no Hampden Park, em Glasgow. Num disputadíssimo clássico, tipico da rivalidade entre as duas seleções, nenhuma das duas equipes saiu do zero. O resultado deu a chance do título a escoceses e brasileiros, que tinham o confronto direto ainda, no próprio Hampden Park. Os ingleses se despediam com apenas dois pontos ganhos e devendo em nível de atuação.

Então, no dia 26, veio a decisão entre Escócia e Brasil, mais uma vez no Hampden Park. Depois de um primeiro tempo sem gols, o Brasil marcou duas vezes num intervalo de 9 minutos no segundo tempo. Aos 6', Raí abriu o placar e, aos 15', Valdo fechou o marcador e garantiu o título do torneio para a Seleção Brasileira.


Nas duas edições seguintes, Colômbia e Chile participaram como o terceiro time da competição, em duas conquistas dos ingleses. A Taça Stanley Rous foi um dos principais motivos da contratação de Mirandinha pelo Newcastle. O Brasileiro foi um dos destaques do torneio e chamou a atenção dos ingleses, acabando em St. James Park na temporada 1989/1990. O torneio foi essencial para começar a história dos jogadores brasileiros com o Campeonato Inglês, história que hoje tem vários nomes de destaques.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações