O primeiro gol de Zico pela Seleção Brasileira

Foto: arquivo pessoal

Zico no meio dos jogadores da Seleção Brasileira: primeiro jogo e gol com a "amarelinha"

Em um 25 de fevereiro, só que do ano de 1976, a Seleção Brasileira enfrentava o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, em partida que valia por dois torneios: a Taça do Atlântico e a Copa Rio Branco. O time canarinho levou a melhor e venceu por 2 a 1. Mas aquele embate marcaria o primeiro jogo e gol de um grande craque a história do futebol do Brasil com a 'amarelinha': Zico.

O Galinho de Quintino já era um pedido de muitos, pois tinha tornado o destaque do Flamengo na época. E a grande torcida Rubro Negra pregava que ele deveria ser convocado. Com isto, Osvaldo Brandão atendeu aos pedidos e levou o craque para a Seleção.

Zico, que ficou famoso por usar a camisa 10, naquele dia foi o 8, pois o número mítico, na época, tinha dono: Rivellino. E havia um dado interessante naquele jogo no Estádio Centenário: era a primeira vez que Brasil e Uruguai se enfrentavam desde a semifinal da Copa do Mundo de 1970, no México, onde o Time Canarinho levou a melhor e venceu por 3 a 1.

O Centenário sempre foi um local onde a Seleção Uruguai se sobrepunha. Porém, quem saiu na frente naquele 25 de fevereiro foi o Brasil, com gol de Nelinho, em cobrança de falta, com oito minutos de partida. Mas, a Celeste sempre foi "osso duro de roer" e Ocampo empatou a 'peleja', aos 24'.

No segundo tempo, a partida continuou equilibrada, com as duas equipes se alternando no controle da bola. Mas, no final da partida, mais precisamente aos 38 minutos, a Seleção Brasileira teve uma falta próxima da área. O então camisa 8 do time canarinho foi para cobrança e balançou as redes: era a vitória do Brasil em pleno Centenário e primeiro gol de Zico em seu jogo inaugural com a "amarelinha".


Quando a partida completou 40 anos, Zico recordou o fato em suas mídias sociais, postando a imagem que abre este artigo. "Recebi essa foto de minha estreia na Selecão Brasileira em 1976 contra o Uruguai em Montevidéu. Ganhamos de 2 a 1. Na foto: Valdir Peres, Rivellino (capitão), Chicão, Amaral, Miguel, Palhinha e Nelinho. Faltaram Marinho, Flecha e Lula".

Esse seria o primeiro dos 48 gols marcados por Zico pela Seleção em jogos da equipe principal, contra outros selecionados. Contando os não-oficiais, ele marcou 66 tentos com as camisas 8 e 10 do Brasil. Zico jogou com a amarelinha por um pouco mais de 10 anos, sendo a última partida a desclassificação para a França nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações