sexta-feira, 15 de março de 2019

Valdir Bigode no Benfica

Por Victor de Andrade
Fotos: arquivo Benfica

Valdir chegou no Benfica em abril de 1997

Valdir de Morais Filho, conhecido como Valdir Bigode, atual treinador da Cabofriense e nascido em 15 de março de 1972, foi reconhecidamente um dos grandes goleadores do futebol brasileiro, com belas passagens por Vasco da Gama, onde começou, e Atlético Mineiro, além de ter jogado por São Paulo, Botafogo e Santos. Porém, o centroavante teve uma breve "aventura" no futebol português, onde atuou no Benfica em 1997.

Depois de atuar pelo Tricolor Paulista, Valdir foi negociado já com o ano de 1997 em curso e acabou indo para o Encarnado, chegando ao clube no mês de abril. O Benfica não vivia boa fase e o técnico Manuel José não conseguia os resultados esperados pela torcida com o time que foi montado pelo brasileiro Paulo Autuori.

Apesar de não ser um jogador técnico, Valdir era goleador e mostrou isso pois fez cinco gols em apenas 13 jogos pela equipe. Seu melhor momento no Benfica foi na semifinal da Taça de Portugal, contra o Porto, na vitória por 2 a 0. Porém, o encarnado acabou perdendo o último jogo de sua passagem por Portugal, na final da Taça, para o Boavista, pelo placar de 3 a 2.

Valdir ficou pouco tempo no Benfica

Ao fim da temporada, o Benfica alegou que não tinha dinheiro para contratar o atacante, com 25 anos, em definitivo. Porém, logo em seguida, o encarnado acabou comprando dois avançados: Nuno Gomes e o brasileiro Paulo Nunes, demonstrando que havia sim dinheiro. Valdir Bigode voltou ao Brasil, depois de dois meses de aventura portuguesa, para defender o Atlético Mineiro, onde teve muito sucesso.

Valdir não se tornou um símbolo do Benfica, não merece uma estátua e muito provavelmente até muitos adeptos benfiquistas já nem se lembram dele. Mas deixou em Portugal um pouco do que é o seu futebol: algo atrapalhado mas certeiro em frente à trave, o que se exige a um goleador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Instagram

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações