A bola vai rolar no Brasileirão Feminino A1

Por Victor de Andrade e Lucas Paes


Começa neste sábado, dia 16, a edição de 2019 do Campeonato Brasileiro Feminino A1, a elite futebol nacional para as mulheres. Neste ano, a grande novidade é os times não serão divididos em grupos. Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentarão em turno único e as oito melhores vão para o mata-mata. As duas últimas serão rebaixadas para a A2 de 2020. Vale lembrar que no ano passado o Corinthians foi o grande campeão.

Confira a tabela aqui e o regulamento aqui. Abaixo, confira as equipes participantes: 

Grêmio Osasco AUDAX 


O time de Osasco terá uma missão complicada em 2019. Com o equilíbrio das forças, a equipe pensa, em primeiro lugar, não ser rebaixada para a Série A2. Uma das contratações que mais chamaram a atenção foi a da colombiana Lucero Robayo (foto). 

Sport Club CORINTHIANS Paulista 


As atuais campeãs seguem sendo um dos times mais fortes do futebol feminino brasileiro. Entre os destaques do Timão está a dupla de Gabis, a Nunes e a Zanotti (foto). Outro grande destaque do Alvinegro do Parque São Jorge está no banco de reservas, com o melhor treinador do brasileiro do ano passado, Arthur Elias. Além disso, o time conta com alguns reforços e entra com força total na busca do segundo título seguido. 

Associação FERROVIÁRIA de Esportes 


Tradicional no futebol feminino, a Ferroviária foi campeã brasileira em 2014. A Ferrinha também tem diversas outras conquistas na categoria. As Guerreiras Grenás tem um elenco bastante jovem e promissor e contam com destaques como a goleira Luciana (foto), que jogou a She Believes Cup, nos Estados Unidos, com a Seleção Brasileira. Tatiele Silveira comandará a equipe, que além do já citado Brasileirão, tem conquistas estaduais, da Copa do Brasil e até uma Libertadores. A tradicional Locomotiva de Araraquara é ainda mais forte no futebol feminino. 

Clube de Regatas FLAMENGO 


O Mengão é o atual tetra-campeão do Campeonato Carioca e ano passado vendeu caríssimo a classificação para o Corinthians na semifinal do nacional. Em parceria com a Marinha, o rubro-negro foi campeão em 2016 e tenta a segunda conquista. Entre os destaques, a artilheira Dany Helena (foto) continua vestindo a camisa do Flamengo, além de Aryane, autora do gol do título brasileiro de 2016 e Larissa, com ótimos números de 30 gols em 63 jogos. A perda mais sentida foi a de Bárbara, maior artilheira do rubro-negro na categoria. Ricardo Abrantes será o comandante da equipe. 

FOZ CATARATAS Futebol Clube 


A novidade de 2019 do Foz Cataratas é a parceria que vai criar muita rivalidade. Depois de estampar, desde 2017, o escudo do Coritiba em seu uniforme, o time da fronteira rompeu o acordo com o Coxa e fechou com o Athletico Paranaense. Assim como nos anos anteriores, a equipe do técnico Gezi Damasceno (foto) fez uma série de amistosos na pré-temporada. O time conta com a volta de Beatriz. 

Esporte Clube IRANDUBA da Amazônia 


Se falta no futebol masculino um destaque, no futebol feminino o amazonas possui uma das equipes mais respeitadas do país, o Iranduba. Popular, o Hulk da Amazônia já tem vendas bem altas de ingressos para a estreia do Brasileirão de 2019 e tem médias de público mais altas que os times masculinos do estado. O trunfo do verdão foi conseguir manter boa parte de suas jogadoras, como Andressinha (foto), que joga pela Seleção Brasileira. Ano passado, o alviverde parou nas quartas, para o Rio Preto, e em 2019 seguirá na busca pelo primeiro título nacional. 

Sport Club INTERNACIONAL 


O Inter subiu da Série A2 com a terceira colocação, aproveitando-se da desistência do Rio Preto, e agora busca mostrar o peso da camisa colorada na divisão principal. A equipe das Gurias Coloradas será comandada por Maurício Salgado. Ano passado, o Inter passou o ano em branco, perdendo o gaúcho para o seu arquirrival Grêmio. Destaques do time são a capitã Thessa (foto), a recém-chegada Luana Grabbias e a goleira Stefane. A verdade é que o Inter é uma das grandes dúvidas deste torneio, já que voltou recentemente com o futebol feminino. 

Associação Esportiva KINDERMANN 


Outro tradicional da modalidade, o Kindermann é mais um dos times que chegou ao mata-mata ano passado, mas “morreu” logo nas quartas-de-final. O tricolor de Caçador é o atual bicampeão estadual. Em parceria com o Avaí, o time feminino do Kindermann começou o ano ganhando a Copa Encantado, no Rio Grande do Sul. Entre os destaques da equipe, estão a goleira da Seleção Brasileira, Bárbara (foto), a artilheira Érica Gomes e a também goleadora Duda. 

MINAS Brasília Tênis Clube ICESP 


O Minas ICESP, em 2018, surpreendeu alguns times que eram considerados favoritos e conquistou o título do Brasileirão A2, conseguindo também o acesso para a elite do futebol feminino nacional. Para montar a equipe, o clube observou jogadoras de todas as partes do país e ainda mantém boa parte da base das últimas conquistas. O destaque da equipe fica para Nycole, que estava no Sport, e que tem passagem pela Seleção Brasileira. 

Associação Atlética PONTE PRETA 


A Macaca é a principal beneficiada com o fim do time feminino do Rio Preto. Ou melhor, com o fim da parceria do Juventude de Rio Preto com a equipe alviverde. A Ponte Preta herdou a parceria e agora contará com o elenco do atual vice-campeão brasileiro para a temporada 2019. Sob a batuta da treinadora Doroteia de Souza, a Ponte agora terá jogadoras como a atacante Lelê (foto) e a artilheira Carol para fazer uma boa campanha no Brasileirão. Inicialmente, inclusive, a Macaca jogará em São José do Rio Preto, jogando em Campinas só nas fases decisivas. 

SANTOS Futebol Clube 


As Sereias da Vila entram mais uma vez como um dos times fortes do brasileirão. As santistas de Emily Lima (foto) tem nomes de peso como Maurine, Patrícia Sochor e a chilena Claudia Soto. As alvinegras devem vir mais uma vez fortes na briga pelo título. As alvinegras conquistaram a taça em 2017 e querem repetir a dose, além de serem as atuais campeãs paulistas. 

SÃO FRANCISCO DO CONDE Esporte Clube 


A equipe baiana do São Francisco quer um 2019 diferente do ano anterior, quando só ficou longe do rebaixamento pois estava no mesmo grupo do Pinheirense, que caiu sem fazer ponto, e nem chegou perto do título baiano. Para esta temporada, o time foi mais um que contratou estrangeira: a peruana Steffani Torres (foto). 

SÃO JOSÉ Esporte Clube 


A Águia do Vale, tradicional equipe do futebol feminino brasileiro, vem tendo resultados, nos últimos anos, um pouco abaixo do que se espera, tendo ficado, em 2018, por exemplo, fora das quartas do Brasileiro e das semifinais no Paulista. O time treinou forte durante a pré-temporada e conta como destaques a lateral Poliana (foto) e a zagueira Dulce. 

SPORT Club do Recife 


O Sport terá sérios problemas em 2019. Depois de ter brigado para chegar no mata-mata até a última rodada do Brasileiro e conquistar o Pernambucano de forma acachapante, em 2018, o Leão de Recife chegou a anunciar o fim do time feminino, desmontou toda a equipe, mas acabou voltando atrás e confirmou a participação no Brasileiro. Porém, a equipe que vai a campo, a princípio, é aquém do ano anterior, teve problemas de atraso na preparação e deve brigar contra o rebaixamento. 

Esporte Clube VITÓRIA 


Depois de ter sido rebaixado em 2017, o Vitória deu a volta por cima no ano passado e foi vice-campeão da A2, conseguindo o acesso, e conquistou o Campeonato Baiano dominando o certame. A equipe vem com a base vitoriosa do ano passado e esperar que o fantasma do rebaixamento passe longe em 2019. 

Associação Acadêmica e Desportiva VITÓRIA DAS TABOCAS 


O Vitória das Tabocas vai para o Brasileiro com uma parceria com o Santa Cruz, que foi fechada na última semana. Dentro de campo, a principal novidade é o retorno ao futebol brasileiro da colombiana Marcela Restrepo, além da volta de outras jogadoras que já defenderam a equipe pernambucana, que será dirigida por Márcio Oliveira (foto).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações