George Michael e a menção à Seleção Inglesa em "Shoot the Dog"

Beckham, Colina, Owen e Seaman: cena clássica do clipe "Shoot the Dog"

O mundo da música pop foi pego de surpresa com o anúncio do falecimento do cantor britânico George Michael. O artista, que ficou conhecido por fazer parte do Wham! antes de seguir carreira solo, tinha 53 anos e era um dos maiores ativistas em defesa dos direitos do homossexuais e minorias. Torcedor do Manchester United, George Michael gostava de futebol e em uma música, Shoot the Dog, de 2002, faz alusão à Copa do Mundo daquele ano na letra e no clipe.

A música, que fala da relação de alguém que abaixa a cabeça para o que o outro manda, era uma indireta para a relação, na época, que o primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair, tinha com o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Na letra da música, tínhamos o seguinte trecho:

I wanna kick back mama
And watch the World Cup with ya baby

A tradução é simplesmente a seguinte:

Eu quero responder à mamãe
E assistir à Copa do Mundo com você baby

Ao contrário da letra, que deixava muitos assuntos nas entrelinhas, o videoclipe foi mais na cara: feito em ótima animação, George W. Bush transformava Tony Blair em seu cachorrinho, literalmente, além de tentar forçar os costumes norte-americanos para o inglês.

O videoclipe tem dois momentos onde o futebol aparece. No primeiro, o mais rápido, três pessoas estão no sofá da sala, assistindo televisão e zapeando no controle remoto. Em um dos canais, aparece David Beckham e Michael Owen fazendo embaixadinhas em plena Copa Japão e Coreia do Sul, realizada em 2002.

Ingleses assistindo a Copa do Mundo pela televisão

Já no segundo, o mais longo, ao mesmo tempo em que a letra fala o que está citado acima, aparecem novamente Beckham e Owen, mas George W. Bush, com uniforme de futebol americano, invade o campo, rouba a bola esférica e a transforma em oval, como na modalidade muito popular nos Estados Unidos.

Em seguida, aparece o árbitro italiano Pierluigi Colina, que era considerado o melhor da época, e dá um cartão vermelho para o presidente norte-americano. Encerrando a cena, vem o goleiro titular da Seleção Inglesa, David Seaman, aos prantos, em uma clara alusão ao gol sofrido nas quartas de final da Copa do Mundo, feito por Ronaldinho Gaúcho, em uma cobrança de falta da intermediária. Naquele jogo, o Brasil, que foi o campeão, eliminou a Inglaterra do Mundial.

O videoclipe de "Shoot the Dog"

George Michael marcou época na música pop e na defesa dos direitos das minorias. Porém, o uso constante de drogas o fez se afastar dos palcos por muitas vezes e agora, infelizmente, será para sempre. Mas suas músicas sempre serão lembradas por todos os fãs.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores, trazendo novidades e curiosidades do Futebol. Fale conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Total de Visualizações