Os 10 jogos mais inusitados de 2015

* por Lucas Paes

Corintianos comemoram gol na goleada contra o São Paulo

O ano 2015 foi interessante para o futebol, pois tivemos, tanto em âmbito nacional quanto em internacional, partidas interessantes. Alguns jogaços, como o empate por 3 a 3 entre Palmeiras e Corinthians, no Campeonato Brasileiro, ou a vitória da Portuguesa Santista sobre a AD Guarulhos por 3 a 2, de virada, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (a popular Bezinha), mencionada pelo editor de O Curioso do Futebol, Victor de Andrade, nos melhores e piores da Bezinha de 2015.

Tivemos também alguns jogos diferentes, onde tiveram nuances que só este fascinante esporte pode oferecer. Por isto, este artigo buscará listar os 10 mais inusitados de 2015.


10 – Ponte Preta 3 x 1 Santos (Campeonato Brasileiro)


O Santos ficou a poucos passos de ir para a Libertadores de 2016 e na época do jogo contra a Ponte Preta já flertava com o quarto lugar do campeonato, para onde poderia voltar depois de 5 anos de ausência. Enquanto o Santos vinha de boa campanha a Ponte, que teve um ótimo começo e terminou o campeonato de maneira honrosa, vinha de uma sequência de resultados ruins.

Apesar do Santos não fazer grande campanha como visitante, o alvinegro da Vila era favorito para vencer os campineiros, mesmo no Moisés Lucarelli. Porém, acabou sendo surpreendido pela Ponte, que jogando com marcação e ritmo alucinante, abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Nos momentos em que o Santos buscou alguma reação, Marcelo Lomba e a trave evitaram algum dano aos pontepretanos.

No segundo tempo, o Santos até diminuiu com Longuine, mas o gol de nada adiantou. A Ponte quebrou uma sequência de dez jogos sem perder da equipe santista.


9 - Grêmio 5 x 0 Internacional (Campeonato Brasileiro)


O Inter não vivia um bom momento e estava cercado de desconfiança por ter demitido Diego Aguirre pouco antes do Grenal. Já o Grêmio vivia um bom momento no Campeonato Brasileiro com um time que, desde a chegada de Roger Machado, jogava um futebol de qualidade. Mas em clássico não há um favorito, certo?

Pois esse jogo foi bem atípico. O Grêmio, basicamente, atropelou o Inter, jogou melhor desde o começo, desperdiçou pênalti e a primeira chance boa do Inter veio só quando o jogo já estava 3 a 0. Naquele momento, o Colorado fraquejava e causava temores de rebaixamento em sua torcida, enquanto o Grêmio sonhava em buscar o titulo contra Galo e Corinthians.


8 – Cruzeiro 0 x 1 Santos (Campeonato Brasileiro)


Uma vitória do Santos contra o Cruzeiro não é algo tão absurdo lendo de primeira, pois há um equilíbrio no confronto entre estes dois na história. Entretanto, este jogo chama a atenção por um motivo muito simples: foi a ÚNICA vitória do Santos fora de casa em todo o Brasileirão.

Pois se os Meninos da Vila encantavam e causavam tremores jogando em seus domínios, o desempenho fora de casa era digno de risos de qualquer adversário. Mas o Cruzeiro acabou sendo derrotado com um golaço do artilheiro Ricardo Oliveira. O resultado foi crucial para a demissão de Vanderlei Luxemburgo do time que, na época, ostentava o status de bicampeão brasileiro.


7 – Cruzeiro 0 x 3 River Plate (Copa Libertadores)


Você deve achar estranho um jogo do atual campeão da Libertadores estar listado entre os inusitados de 2015, ainda mais sendo uma vitória. Mas, o contexto do jogo faz com que se entenda porque este jogo está nesta lista, apesar desta ter sido a grande arrancada do River para o titulo.

Os Millonarios não foram bem na fase de grupos, mas passaram com certa autoridade pelo Boca Juniors, apesar do jogo pela metade em La Bombonera (O River jogava melhor antes da confusão causada por um gás de pimenta atirado contra os jogadores). No primeiro jogo das quartas de final, os campeões foram derrotados em seus próprios domínios por um Cruzeiro que jogou melhor e poderia ter feito até um placar mais amplo. Tudo levava a crer que a partida no Mineirão seria apenas um compromisso para cumprir tabela.

Pois o River do jogo em Minas foi outro e assumiu a faceta que lhe deu o titulo de “La Copa”. Aplicou inapeláveis 3 a 0 em cima da Raposa (deixando a torcida cruzeirense em um clima de 7 a 1, que foi no mesmo Mineirão, um ano antes) e partiu para o tri da América, deixando o Cruzeiro lamentando a derrota e causando a demissão de Marcelo Oliveira.


6 - Chapecoense 5 x 1 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)


Qualquer lista de jogos inusitados de 2014 deve ter tido a inapelável goleada de 5 a 0 da Chapecoense (ou Chapeterror) contra o Internacional. Pois em 2015, a Chape aprontou novamente e pintou o cinco contra outro grande do país: o Palmeiras.

Vivendo um momento ruim no campeonato, o Palmeiras fez uma partida para se esquecer e a Chapecoense um jogo para a torcida lembrar para sempre. O time catarinense foi melhor durante o tempo inteiro e Apodi foi o destaque. Além do lateral, marcaram Ananias, Neto, Túlio de Melo e Camilo, enquanto Dudu diminui para os palestrinos.


5 - Mauaense 14 x 2 ECUS Suzano (Campeonato Paulista da Segunda Divisão)


O Esporte Clube União Suzano da Bezinha de 2015 poderia merecer um capítulo a parte aqui, pois apanhou de quase todo mundo na primeira fase da competição e chegou até a perder de WO para a Portuguesa Santista em Ulrico Mursa. Mas se 7 a 1 foi pouco, o que dizer de um placar em dobro?

A partida foi totalmente pitoresca, pois tanto Mauaense quanto ECUS já estavam eliminados. O time de Suzano entrou em campo com sete jogadores (um oitavo jogador estava na súmula, mas não jogou) e a goleada saiu naturalmente, fechando com “chave de lixo” a péssima participação do ECUS Suzano na Bezinha em 2015.


4 – Argentina 0 x 2 Equador (Eliminatórias da Copa do Mundo 2018)


Brasil e Argentina nunca haviam perdido estreias de eliminatórias para a Copa até o ano de 2015 onde os dois conseguiram tal “proeza”. A do Brasil até que não surpreendeu, pois foi para o Chile, campeão da Copa América de 2015, e, provavelmente, a melhor seleção sulamericana no momento. Porém, a da Argentina surpreendeu e muito!

Não se trata de que o Equador tenha jogado mal, pelo contrário, os equatorianos fizeram uma grande partida e jogaram até melhor que os argentinos, que não contavam com seu astro Lionel Messi lesionado. Mesmo assim, a partida da Albiceleste foi muito fraca.

E no momento em que a Argentina começava a jogar bem, Erazo abriu o placar de cabeça. Pouco depois, o atacante Caicedo finalizou perfeitamente em jogada de contra ataque e fechou a tampa do caixão argentino. Vitória para a história do futebol sudaca.

3 - Corinthians 0 x 1 Guarani (Copa Libertadores)


Não havia como deixar este jogo de fora. Depois de perder no Paraguai por 2 a 0, o Corinthians partiu pra cima do Guarani em seu estádio e, de fato, jogou melhor durante a maior parte do tempo. Porém, esteve longe de ser o Corinthians da primeira fase que encantava a América do Sul com suas triangulações e tabelas.

O time enfrentou duas expulsões e a catimba do inteligente do time paraguaio, que eliminaria o Racing na fase seguinte. Apesar dos esforços, o Corinthians acabou levando um gol de Fernandez já aos 46 minutos do segundo tempo, que selou de vez a eliminação dos alvinegros na Libertadores. Se serve de consolo, as mudanças ocorridas após a queda na competição continental moldaram a base do time campeão brasileiro, que voltou a mostrar um futebol bonito e ofensivo no Brasileirão.

2 - Sport 4 x 1 Atlético Mineiro (Campeonato Brasileiro)


Este resultado praticamente sacramentou o título brasileiro para o Corinthians, além de aproximar, naquele momento, o Sport do Santos, que era o quarto colocado. Apesar de grande expectativa para uma boa partida do Galo, quem dominou e venceu o jogo foi o Rubro Negro pernambucano.

Em 26 minutos, os pernambucanos já faziam 3 a 0, contando com o fato do Atlético ter um jogador a menos, graças a expulsão de Carlos, e também com a partida inspirada de Diego Souza. Ele foi autor do segundo gol e deu assistência para outros dois, marcaram. Elber, Maikon Leite e Matheus Ferraz fizeram os outros tentos do Sport e o Galo diminuiu com Thiago Ribeiro.

1 - Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)


O primeiro lugar é quase hours concours. Tudo bem que o Corinthians havia definido o Campeonato Brasileiro na rodada anterior e vinha sendo a melhor equipe do país. Porém, sem o peso da obrigação de ganhar o jogo pela briga do título e ainda indo a campo com um time misto, além de o São Paulo ainda estar brigando por uma vaga na Copa Libertadores, tudo levava a crer que seria um jogo, no mínimo, equilibrado. Mas não foi o que aconteceu.

Os reservas do Corinthians, talvez querendo mostrar que deveriam ter espaço entre os titulares, jogaram tanto quanto o titular e aplicou um resultado histórico que ficará marcado para sempre na história do Majestoso. Após o jogo, a festa foi dupla para a torcida do Timão, que comemorava a entrega da Taça e a goleada no rival. Já o São Paulo, mesmo em frangalhos, conseguiu reagir e cavou sua vaga na competição continental na última rodada do Brasileirão.

* Lucas Paes é estudante de jornalismo e colaborador de O Curioso do Futebol.

Copa São Paulo de Juniores começa dia 2


Os órfãos de futebol no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, poderão encerrar a abstinência da bola rolando neste sábado, o segundo dia de 2016. A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior inicia com a participação de 112 clubes de todas as regiões do Brasil, mais o Pérolas Negras do Haiti. Além disso, 27 cidades serão sedes da competição, que terá a final realizada no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.

Confira abaixo os jogos da competição:


GRUPO 01
Tanabi - Estádio Pref. Alberto Victolo

02-jan-16 - sáb
14:00 - TANABI EC-SP x AMÉRICA FC-SP
16:00 - A CHAPECOENSE F-SC x EC JUVENTUDE-RS

04-jan-16 - seg
14:00 - TANABI EC-SP x EC JUVENTUDE-RS
16:00 - AMÉRICA FC-SP x A CHAPECOENSE F-SC

06-jan-16 - qua
14:00 - EC JUVENTUDE-RS x AMÉRICA FC-SP
16:00 - TANABI EC - SP x A CHAPECOENSE F - SC


GRUPO 02
São José do Rio Preto - Estádio Anísio Haddad

02-jan-16 - sáb
17:00 - RIO PRETO EC-SP x CE UNIÃO ABC-MS
19:00 - ATLÉTICO PARANAENSE-PR x SPORT RECIFE-PE

04-jan-16 - seg
17:00 - RIO PRETO EC-SP x SPORT RECIFE-PE
19:00 - CE UNIÃO ABC-MS x ATLÉTICO PARANAENSE-PR

06-jan-16 - qua
17:00 - SPORT RECIFE-PE x CE UNIÃO ABC-MS
19:00 - RIO PRETO EC-SP x ATLÉTICO PARANAENSE-PR


GRUPO 03
Penápolis - Estádio Tenente Carriço

02-jan-16 - sáb
17:00 - CA PENAPOLENSE-SP x MIRASSOL FC-SP
19:00 - SANTA CRUZ FC-PE x VILA NOVA FC-GO

04-jan-16 - seg
18:00 - CA PENAPOLENSE-SP x VILA NOVA FC-GO
20:00 - MIRASSOL FC-SP x SANTA CRUZ FC-PE

06-jan-16 - qua
18:00 - VILA NOVA FC-GO x MIRASSOL FC-SP
20:00 - CA PENAPOLENSE-SP x SANTA CRUZ FC-PE


GRUPO 04
Lins - Estádio Gilberto Siqueira Lopes

02-jan-16 - sáb
16:00 - CA LINENSE-SP x SOBRADINHO EC-DF
18:00 - BOTAFOGO FR-RJ x EC SÃO BENTO-SP

04-jan-16 - seg
14:00 - SOBRADINHO EC-DF x BOTAFOGO FR-RJ
16:00 - CA LINENSE-SP x EC SÃO BENTO-SP

06-jan-16 - qua
17:00 - EC SÃO BENTO-SP x SOBRADINHO EC-DF
19:00 - CA LINENSE - SP x BOTAFOGO FR - RJ


GRUPO 05
Marília - Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal

02-jan-16 - sáb
17:00 - CRUZEIRO EC-MG x COMERCIAL FC RP-SP
19:00 - MARÍLIA AC-SP x VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

04-jan-16 - seg
19:00 - MARÍLIA AC-SP x COMERCIAL FC RP-SP
21:00 - VITÓRIA DA CONQUISTA-BA x CRUZEIRO EC-MG

06-jan-16 - qua
16:00 - MARÍLIA AC-SP x CRUZEIRO EC-MG
18:00 COMERCIAL FC RP-SP x VITÓRIA DA CONQUISTA-BA


GRUPO 06
Bauru - Estádio Dr. Alfredo de Castilho

02-jan-16 - sáb
16:00 - EC NOROESTE-SP x PALMAS FR-TO
18:00 - CORITIBA FC-PR x UA BARBARENSE FC-SP

04-jan-16 - seg
17:00 - EC NOROESTE-SP x UA BARBARENSE FC-SP
19:00 - PALMAS FR-TO x CORITIBA FC-PR

06-jan-16 - qua
17:00 - UA BARBARENSE FC-SP x PALMAS FR-TO
19:00 - EC NOROESTE-SP x CORITIBA FC-PR


GRUPO 07
Araraquara - Estádio Arena da Fonte Nova

02-jan-16 - sáb
09:00 - FERROVIÁRIA F S/A-SP x AMÉRICA FC-PE
11:00 - SANTOS FC-SP x AD CONFIANÇA-SE

04-jan-16 - seg
16:00 - AMÉRICA FC-PE x SANTOS FC-SP
18:00 - FERROVIÁRIA F S/A-SP x AD CONFIANÇA-SE

06-jan-16 - qua
17:00 - AD CONFIANÇA-SE x AMÉRICA FC-PE
19:00 - FERROVIÁRIA F S/A-SP x SANTOS FC-SP


GRUPO 08
Porto Ferreira - Estádio Palmeirinha

02-jan-16 - sáb
14:00 - GUARATINGUETÁ FL-SP x CS PARAIBANO-PB
16:00 - CEARÁ SC-CE x JOINVILLE EC-SC

04-jan-16 - seg
14:00 - GUARATINGUETÁ FL-SP x JOINVILLE EC-SC
16:00 - CS PARAIBANO-PB x CEARÁ SC-CE

06-jan-16 - qua
14:00 - JOINVILLE EC-SC x CS PARAIBANO-PB
16:00 - GUARATINGUETÁ FL-SP x CEARÁ SC-CE


GRUPO 09
São Carlos - Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira

02-jan-16 - sáb
17:00 - SÃO CARLOS FL-SP x SERRANO SC-BA
19:00 - SC INTERNACIONAL-RS x BOTAFOGO FC-PB

04-jan-16 - seg
19:00 - SÃO CARLOS FL-SP x BOTAFOGO FC-PB
21:00 - SERRANO SC-BA x SC INTERNACIONAL-RS

06-jan-16 - qua
19:00 - BOTAFOGO FC-PB x SERRANO SC-BA
21:00 SÃO CARLOS FL-SP x SC INTERNACIONAL-RS


GRUPO 10
Leme - Estádio Municipal Bruno Lazzarini

02-jan-16 - sáb
14:00 - CA LEMENSE-SP x RIO CLARO FC-SP
16:00 - ATLÉTICO GOIANIENSE-GO x CRICIÚMA EC-SC

04-jan-16 - seg
14:00 - CA LEMENSE-SP x CRICIÚMA EC-SC
16:00 - RIO CLARO FC-SP x ATLÉTICO GOIANIENSE-GO

06-jan-16 - qua
14:00 - CRICIÚMA EC-SC x RIO CLARO FC-SP
16:00 - CA LEMENSE-SP x ATLÉTICO GOIANIENSE-GO


GRUPO 11
Limeira - Estádio Major José Levy Sobrinho

02-jan-16 - sáb
17:30 - AA INTER LIMEIRA-SP x BOTAFOGO-PB
19:30 - SC CORINTHIANS PTA-SP x CA BRAGANTINO-SP

04-jan-16 - seg
17:00 - AA INTER LIMEIRA-SP x CA BRAGANTINO-SP
19:00 - BOTAFOGO-PB x SC CORINTHIANS PTA-SP

06-jan-16 - qua
19:00 - CA BRAGANTINO-SP x BOTAFOGO-PB
21:00 - AA INTER LIMEIRA-SP x SC CORINTHIANS PTA-SP


GRUPO 12
Águas de Lindóia - Estádio Municipal Leonardo Barbieri

02-jan-16 - sáb
17:00 - NAÚTICO CAPIBARIBE-PE x MOGI MIRIM EC-SP
19:00 - PAYSANDU SC-PA x GUARANI FC-SP

04-jan-16 - seg
18:00 - NAÚTICO CAPIBARIBE-PE x GUARANI FC-SP
20:00 - MOGI MIRIM EC-SP x PAYSANDU SC-PA

06-jan-16 - qua
18:00 - GUARANI FC-SP x MOGI MIRIM EC-SP
20:00 - NAÚTICO CAPIBARIBE-PE x PAYSANDU SC-PA


GRUPO 13
Capivari - Arena Capivari

02-jan-16 - sáb
17:00 - CAPIVARIANO FC-SP x EC ÁGUA SANTA-SP
19:00 - FLUMINENSE FC-RJ x REAL NOROESTE FC-ES

04-jan-16 - seg
18:00 - CAPIVARIANO FC-SP x REAL NOROESTE FC-ES
20:00 EC ÁGUA SANTA-SP x FLUMINENSE FC-RJ

06-jan-16 - qua
14:00 - CAPIVARIANO FC-SP x FLUMINENSE FC-RJ
16:00 - REAL NOROESTE FC-ES x EC ÁGUA SANTA-SP


GRUPO 14
Indaiatuba - Estádio Ítalo Mário Limongi

02-jan-16 - sáb
14:00 - EC PRIMAVERA-SP x BOCA JÚNIOR FC-SE
16:00 - AVAÍ FC-SC x PARANÁ CLUBE-PR

04-jan-16 - seg
14:00 - EC PRIMAVERA-SP x PARANÁ CLUBE-PR
16:00 - BOCA JÚNIOR FC-SE x AVAÍ FC-SC

06-jan-16 - qua
14:00 - PARANÁ CLUBE-PR x BOCA JÚNIOR FC-SE
16:00 - EC PRIMAVERA-SP x AVAÍ FC-SC


GRUPO 15
Porto Feliz - Estádio Municipal Ernesto Rocco

02-jan-16 - sáb
14:00 - DESPORTIVO BRASIL-SP x EC ESPIGÃO-RO
16:00 - A DO PORTO-PE x AA PONTE PRETA-SP

04-jan-16 - seg
14:00 - DESPORTIVO BRASIL-SP x AA PONTE PRETA-SP
16:00 EC ESPIGÃO-RO x CA DO PORTO-PE

06-jan-16 - qua
14:00 - AA PONTE PRETA-SP x EC ESPIGÃO-RO
16:00 - DESPORTIVO BRASIL-SP x CA DO PORTO-PE


GRUPO 16
Itu - Estádio Novelli Júnior

02-jan-16 - sáb
15:00 - GRÊMIO FPA-RS x DESPORTIVA FERROVIÁRIA-ES
17:00 - ITUANO FC-SP x SANTOS FC-AP

04-jan-16 - seg
17:00 - ITUANO FC-SP x DESPORTIVA FERROVIÁRIA-ES
19:00 - SANTOS FC-AP x GRÊMIO FPA-RS

06-jan-16 - qua
19:00 - DESPORTIVA FERROVIÁRIA-ES x SANTOS FC-AP
21:00 - ITUANO FC-SP x GRÊMIO FPA-RS


GRUPO 17
Barueri - Arena Barueri

03-jan-16 - dom
14:00 - SÃO PAULO FC-SP x PAULISTA FC-SP
16:00 - GO AUDAX EC-SP x AE TIRADENTES-CE

05-jan-16 - ter
19:00 - GO AUDAX EC-SP x PAULISTA FC-SP
21:00 - AE TIRADENTES-CE x SÃO PAULO FC-SP

07-jan-16 - qui
16:00 - GO AUDAX EC-SP x SÃO PAULO FC-SP
18:00 - PAULISTA FC-SP x AE TIRADENTES-CE


GRUPO 18
Taboão da Serra - Estádio Vereador José Ferez

03-jan-16 - dom
16:00 - CA TABOÃO DA SERRA-SP x EC XV DE PIRACICABA-SP
18:00 - FIGUEIRENSE FC-SC x FAST-AM

05-jan-16 - ter
17:00 - CA TABOÃO DA SERRA-SP x FAST-AM
19:00 - EC XV DE PIRACICABA-SP x FIGUEIRENSE FC-SC

07-jan-16 - qui
17:00 - FAST-AM x EC XV DE PIRACICABA-SP
19:00 - CA TABOÃO DA SERRA-SP x FIGUEIRENSE FC-SC


GRUPO 19
Osasco - Estádio Pref. José Liberatti

03-jan-16 - dom
17:00 - GE OSASCO-SP x AE ALTOS-PI
19:00 - EC VITÓRIA-BA x RONDONÓPOLIS EC-MT

05-jan-16 - ter
18:00 - GE OSASCO-SP x RONDONÓPOLIS EC-MT
20:00 - AE ALTOS-PI x EC VITÓRIA-BA

07-jan-16 - qui
18:00 - RONDONÓPOLIS EC-MT x AE ALTOS-PI
20:00 - GE OSASCO-SP x EC VITÓRIA-BA


GRUPO 20
São Bernardo do Campo - Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco (Baetão)

03-jan-16 - dom
14:00 - SÃO BERNARDO FC-SP x GALVEZ EC-AC
16:00 - GOIÁS EC-GO x ABC FC-RN

05-jan-16 - ter
14:00 - SÃO BERNARDO FC-SP x ABC FC-RN
16:00 - GALVEZ EC-AC x GOIÁS EC-GO

07-jan-16 - qui
14:00 - ABC FC-RN x GALVEZ EC-AC
16:00 - SÃO BERNARDO FC-SP x GOIÁS EC-GO


GRUPO 21
Taubaté - Estádio Joaquim de Moraes Filho

03-jan-16 - dom
13:00 - EC TAUBATÉ-SP x SABIÁ FC-MA
15:00 - EC BAHIA-BA x DESPORTIVA ALIANÇA-AL

05-jan-16 - ter
14:00 - EC TAUBATÉ-SP x DESPORTIVA ALIANÇA-AL
16:00 - SABIÁ FC-MA x EC BAHIA-BA

07-jan-16 - qui
14:00 - DESPORTIVA ALIANÇA-AL x SABIÁ FC-MA
16:00 - EC TAUBATÉ-SP x EC BAHIA-BA


GRUPO 22
Bragança Paulista - Estádio Nabi Abi Chedid

03-jan-16 - dom
16:00 - ATLÉTICO MINEIRO-MG x RIVER AC-PI
18:00 - DESPORTIVA PARAENSE-PA x ARÁXA EC-MG

05-jan-16 - ter
17:00 - ATLÉTICO MINEIRO-MG x ARÁXA EC-MG
19:00 - RIVER AC-PI x DESPORTIVA PARAENSE-PA

07-jan-16 - qui
19:00 - ARÁXA EC-MG x RIVER AC-PI
21:00 - ATLÉTICO MINEIRO-MG x DESPORTIVA PARAENSE-PA


GRUPO 23
Atibaia - Estádio Salvador Russani

03-jan-16 - dom
14:00 - SC ATIBAIA-SP x BRASÍLIA FC-DF
16:00 - GOIÂNIA EC-GO x A PORTUGUESA DESP-SP

05-jan-16 - ter
14:00 - SC ATIBAIA-SP x A PORTUGUESA DESP-SP
16:00 - BRASÍLIA FC-DF x GOIÂNIA EC-GO

07-jan-16 - qui
14:00 - A PORTUGUESA DESP-SP x BRASÍLIA FC-DF
16:00 - SC ATIBAIA-SP x GOIÂNIA EC-GO


GRUPO 24
Mogi das Cruzes - Estádio Francisco Ribeiro Nogueira

03-jan-16 - dom
17:30 - UNIÃO FC-SP x PALMEIRA FC-RN
19:30 - CR FLAMENGO-RJ x RED BULL BRASIL-SP

05-jan-16 - ter
17:00 - UNIÃO FC-SP x RED BULL BRASIL-SP
19:00 - PALMEIRA FC-RN x CR FLAMENGO-RJ

07-jan-16 - qui
17:00 - RED BULL BRASIL-SP x PALMEIRA FC-RN
19:00 - UNIÃO FC-SP x CR FLAMENGO-RJ


GRUPO 25
São José dos Campos - Estádio Martins Pereira

03-jan-16 - dom
17:00 - SE PALMEIRAS-SP x SAMPAIO CORREA FC-MA
19:00 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS FC-SP x ESTACIANO EC-SE

05-jan-16 - ter
19:00 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS FC-SP x SAMPAIO CORREA FC-MA
21:00 - ESTACIANO EC-SE x SE PALMEIRAS-SP

07-jan-16 - qui
19:00 - SAMPAIO CORREA FC-MA x ESTACIANO EC-SE
21:00 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS FC-SP x SE PALMEIRAS-SP


GRUPO 26
Guarulhos - Estádio Antonio Soares de Oliveira

03-jan-16 - dom
14:00 - AA FLAMENGO-SP x EC SANTO ANDRÉ-SP
16:00 - FORTALEZA EC-CE x LUVERDENSE EC-MT

05-jan-16 - ter
14:00 - AA FLAMENGO-SP x LUVERDENSE EC-MT
16:00 - EC SANTO ANDRÉ-SP x FORTALEZA EC-CE

07-jan-16 - qui
14:00 - LUVERDENSE EC-MT x EC SANTO ANDRÉ-SP
16:00 - AA FLAMENGO-SP x FORTALEZA EC-CE


GRUPO 27
São Paulo - Estádio Nicolau Alayon

03-jan-16 - dom
09:00 - NACIONAL AC-SP x SÃO RAIMUNDO EC-RR
11:00 - CR VASCO DA GAMA-RJ x CE GUAICURUS-MS

05-jan-16 - ter
14:00 - NACIONAL AC-SP x CE GUAICURUS-MS
16:00 - SÃO RAIMUNDO EC-RR x CR VASCO DA GAMA-RJ

07-jan-16 - qui
14:00 - CE GUAICURUS-MS x SÃO RAIMUNDO EC-RR
16:00 - NACIONAL AC-SP x CR VASCO DA GAMA-RJ


GRUPO 28
São Paulo - Estádio Conde Rodolfo Crespi

03-jan-16 - dom
14:00 - CA JUVENTUS-SP x PÉROLAS NEGRAS-HAITI
16:00 - AMÉRICA FC-MG x AD SÃO CAETANO-SP

05-jan-16 - ter
14:00 - CA JUVENTUS-SP x AD SÃO CAETANO-SP
16:00 - PÉROLAS NEGRAS-HAITI x AMÉRICA FC-MG

07-jan-16 - qui
14:00 - AD SÃO CAETANO-SP x PÉROLAS NEGRAS-HAITI
16:00 - CA JUVENTUS-SP x AMÉRICA FC-MG


SEGUNDA FASE
08/01 - SEXTA FEIRA - 09/01 - SÁBADO / 10/01 - DOMINGO

TERCEIRA FASE
12/01 - TERÇA-FEIRA - 13/01 - QUARTA-FEIRA / 14/01 - QUINTA-FEIRA

QUARTA FASE
16/01 - SÁBADO / 17/01 - DOMINGO

QUINTA FASE
19/01 - TERÇA-FEIRA / 20/01 - QUARTA-FEIRA

SEXTA FASE (SEMIFINAL)
22/01 - SEXTA-FEIRA

SÉTIMA FASE (FINAL)
25/01 - SEGUNDA-FEIRA - Pacaembu

As partidas poderão ter suas datas, horários e locais alterados pelo Departamento de Competições da FPF para atender os contratos de televisão, por determinação da Polícia Militar ou por motivos de segurança.

Campeões do Futebol Feminino na América do Sul em 2015


Neste domingo, dia 27, tivemos a definição do último campeão de futebol feminino de 2015 da América do Sul: o Sportivo Limpeño venceu o Cerro Porteño nas penalidades e levou o caneco do Campeonato Paraguaio Absoluto. Com isso, O Curioso do Futebol fez o levantamento de todos os campeões do continente em 2015.


ARGENTINA

Campeão: San Lorenzo

A jogadoras campeãs argentinas

O Torneo Femenino Argentino de 2015 foi muito disputado. Depois de 17 rodadas, San Lorenzo e UAI Urquiza, campeão de 2014, terminaram empatados em 48 pontos e o título foi decidido em um torneio extra. Na partida final, o San Lorenzo derrotou o adversário por 2 a 1 e conquistou o caneco. Para 2016, haverá uma novidade na Argentina: a disputa de uma segunda divisão, a primeira do futebol feminino no continente.


BOLÍVIA

Campeão: San Martín de Porres

San Martín de Porres conquistou o Campeonato Boliviano

A equipe do San Martín de Porres, da cidade de Tarija, sagrou-se campeão do Boliviano de Futebol Feminino, em setembro. As jogadores do time azul dominaram toda a competição e o título veio depois de um empate em 2 a 2 com o Deportivo ITA.


BRASIL

Campeonato: Rio Preto
Copa: Kindermann

O Kindermann levou a Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, o Kindermann, de Santa Catarina, que tinha uma das melhores categorias de base do país, bateu a Ferroviária na final e levantou a taça. Este foi o último momento de alegria da equipe, que enfrentou problemas a partir de então, desde policiais (um ex-membro da comissão técnica assassinou o treinador na concentração) a financeiros, anunciando o fim das atividades em dezembro. Já no Brasileirão Caixa de Futebol Feminino, o Rio Preto cresceu ao longo da competição e derrotou o favorito São José na final para conquistar o caneco, o primeiro de sua história no Futebol Feminino.


CHILE

Apertura: Colo-Colo
Clausura: Palestino

Jogadoras do Palestino comemoram a histórica conquista

No Chile, há dois campeonatos por ano: Apertura e Clausura. Na primeira competição do ano, o Colo-Colo bateu a Universidad de Chile por 3 a 1. No segundo semestre, o Palestino quebrou uma série de 10 títulos seguidos do Colo-Colo e conquistou o Clausura, derrotando o rival na grande final por 2 a 1.


COLÔMBIA

Prelibertadores: Forma Intimas

Entrega do troféu à capitã do Formas Intimas

Na Colômbia, há a Copa Prelibertadores. E o Formas Intimas, maior campeão feminino do país, manteve sua hegemonia. Na final do torneio, a equipe não tomou conhecimento do Real Pasión de Fuz e fez 6 a 0, comemorando mais um título.


EQUADOR

Campeão: Unión Española

Jogadoras do Unión Española comemorando o título

A decisão do Campeonato Equatoriano de Futebol Feminino foi entre o Espuce de Quito e o Unión Española de Guayaquil. No primeiro jogo, o Unión Española venceu, em casa, por 5 a 1. Na segunda partida, na capital do Equador, o Unión Española conseguiu um empate em 1 a 1 e levantou o caneco.


PARAGUAI

Campeão Absoluto: Sportivo Limpeño

Festa do Sportivo Limpeño

O campeão paraguaio feminino saiu em uma partida realizada na manhã deste domingo, dia 27. Sportivo Limpeño e Cerro Porteño empataram em 2 a 2 no tempo normal e o título teve que ser definido nos pênaltis, onde as jogadoras Sportivo Limpeño foram mais competentes, venceram por 5 a 4 e garantiram a conquista para a equipe do interior.


PERU

Campeão: Universitario de Deportes

Jogadoras do Universitario na premiação

O Universitario dominou o Campeonato Peruano Feminino de 2015. A superioridade da equipe foi refletida no jogo onde a equipe conquistou a taça: uma sonora goleada de 7 a 0 sobre o Alfredo Vargas Guerra, de Loreto.


URUGUAI

Campeão: Colón

A equipe tri-campeã uruguaia

Nos últimos três anos, o 'Torneo Uruguayo de Fútbol Femenino' vem sendo dominado por uma única equipe: o Colón. E em 2015, não foi diferente. A equipe rubro-verde conquistou o tri-campeonato da competição, 


VENEZUELA

Campeão: Estudiantes de Guárico



A equipe do Estudiantes de Guárico dominou o certame venezuelano em 2015 e conquistou o título e, em consequência, a vaga na Copa Libertadores até com uma certa facilidade. Este foi o segundo título nacional do clube.


COPA LIBERTADORES

Campeã: Ferroviária

Ferroviária é a atual campeã continental

Mesmo não tendo chegado na final do Campeonato Paulista, perdido a final da Copa do Brasil e ter sido eliminada na primeira fase do Brasileirão Caixa, a Ferroviária deixou tudo isto para trás e conquistou a Copa Libertadores Feminina de 2015. Na final, o time de Araraquara bateu o Colo-Colo por 3 a 1 e fez a festa na Colômbia.

FC Santa Claus - o time do Papai Noel


Se você duvida que Papai Noel exista, saiba de uma coisa: ele tem até time de futebol! Tá certo, ele não é futebolista (e nem vive descendo a lenha, como o Sr. Madruga na piada do Chaves), mas o FC Santa Claus, da cidade de Rovaniemi, na Finlândia, representa o bom velhinho nos campos da Escandinávia.

O FC Santa Claus foi fundado em 1993 na junção de dois clubes do seu município, que é a capital da Lapônia, reconhecidamente como a terra do Papai Noel: Rovaniemen Reipas e Rovaniemen Lappi. Nos gramados, o sucesso da equipe não é dos mais grandiosos, pois ela atualmente joga a Liga Kakkonen, equivalente à Terceira Divisão do Campeonato Finlandês. Em alguns anos, chegou a estar na quarta.

Papai Noel e sua equipe

Como não poderia deixar de ser, o principal uniforme do FC Santa Claus tem o vermelho na cor predominante e detalhes em branco e preto, assim como a vestimenta do bom velhinho. Só não usam gorro porque aí já seria demais. E o mascote nem precisa dizer quem é.

Há pouco tempo, o FC Santa Claus contou com dois brasileiros no elenco, o centroavante Luiz Antônio e Rafael de Oliveira. Outra característica interessante é que o clube também conta com um departamento de Futsal, pois devido ao inverno rigoroso, jogar em um ginásio facilita a prática do esporte.

Papai Noel treinando com o time

Apesar de muito ocupado, Papai Noel faz questão de comparecer aos jogos do FC Santa Claus e ainda pede para os jogadores da equipe se comportarem para recebê-lo em casa no dia 25 de dezembro. Será que ele vai aparecer por aí?

O Curioso do Futebol deseja para todos os seus leitores um Natal de muita paz, felicidade e muita saúde para poder acompanhar o futebol ao redor deste planeta!

25 anos do título uruguaio do Bella Vista

 A equipe campeã uruguaia de 1990

O Bella Vista é um dos clubes mais tradicionais do futebol uruguaio. Fundado em 4 de outubro de 1920, a agremiação do Parque Prado, região de Montevidéu que conta com dois outros times (Wanderers e River Plate), tem outra data muito importante em sua história: em 23 de dezembro de 1990 a equipe conquistou seu único Campeonato Uruguaio.

A equipe Papal, como é conhecida, estreou naquele campeonato ganhando do Rentistas por 1 a 0. Ao todo, foram 19 jogos, vencendo 16 e perdendo apenas três. A equipe do treinador Manuel Keosseian abriu oito pontos de distância para o rival perseguidor, o Nacional.

Festa dos campeões após o fim da partida

O jogo mais importante da campanha, o do dia 23 de dezembro, foi realizado no Estádio do clube, o Jose Nasazzi. A partida foi dura e o Bella Vista só conseguiu empatar após cruzamento da esquerda de "Pocho" Navarro, com cabeçada a queima roupa de Ruben Silva. E o Papal deu a volta olímpica em sua 'cancha', que estava lotada. O título garantiu a participação da equipe na Copa Libertadores de 1991, onde enfrentou na primeira fase o Nacional do Uruguai e os brasileiros Corinthians e Flamengo.

Atualmente, o Bella Vista luta para voltar aos seus dias de glória. O clube do Prado está afastado das competições de futebol profissional, atuando apenas nas categorias de base e no feminino. Porém, há um grande movimento entre os sócios para a volta da equipe branca e amarela aos gramados, para a felicidade de seus torcedores.

Reportagem sobre o título do Bella Vista

Elenco campeão: Juan Alberto Acosta, José "Martillo" Aguiar, Juan Bogado, Ricardo Canals, Erardo Cóccaro, Carlos De León, Raúl Falero, Enrique Ferraro, Julio Luis García, Alejandro Grandi, Álvaro Gutiérrez, José Guillermo López, Henry Ariel López Báez, Julio D. Morales, Rubens Navarro, Guillermo Núñez, Julio Ribas, Gerardo Gabriel Rodríguez, Rubén Adrián Silva, Hitler Saldivia "Tilico", Sergio D. Umpiérrez, Gabriel Varela e Fernando Vilar. Dirigidos por Manolo Keosseian e Aníbal Gutiérrez Gil.

Sorteio define confrontos da Libertadores de 2016


Foi realizado ontem, na sede da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, o sorteio dos confrontos da primeira fase e dos grupos da etapa seguinte da Copa Libertadores de 2016.

O São Paulo, único brasileiro ainda não classificado para a fase de grupos, enfrentará o Cesar Vallejo (PER) pela fase pré-Libertadores. O adversário do São Paulo é o time com o pior ranking de acordo com o novo sistema da Conmebol. O Cesar Vallejo está em 152. Caso passe, o Tricolor vai para o Grupo 1, enfrentando River Plate (atual campeão), The Strongest e Trujillanos.

Já os outros brasileiros, o Grêmio está no grupo 6, com San Lorenzo, LDU e Toluca, do México. O Palmeiras integra o grupo com Nacional, Rosário Central e o vencedor de River Plate (URU)x Universidad de Chile (CHI). Corinthians está no grupo 8 com Cerro Porteño, Cobresal e o vencedor de Oriente Petrolero (BOL) x Independiente Santa Fé (COL). O Atlético-MG, que também é cabeça de chave, está com Colo Colo, Melgar e o ganhador de Independiente del Valle (EQU) x Guarani (PAR).

River Plate campeão de 2015

Confira abaixo todos os grupos:

Grupo 1
River Plate (ARG)
The Strongest (BOL)
Trujillanos (VEN)
Vencedor de Cesar Vallejo (PER) x São Paulo (BRA)

Grupo 2
Nacional (URU)
Palmeiras (BRA)
Rosario Central (ARG)
Vencedor de River Plate (URU) x Universidad de Chile (CHI)

Grupo 3
Boca Juniors (ARG)
Bolívar (BOL)
Deportivo Cali (COL)
Vencedor de Puebla (MEX) x Racing (ARG)

Grupo 4

Peñarol (URU)
Atlético Nacional (COL)
Sporting Cristal (PER)
Vencedor de Huracán (ARG) x Caracas (VEN)

Grupo 5
Atlético Mineiro (BRA)
Colo Colo (CHI)
Melgar (PER)
Vencedor de Independiente doel Vale (EQU) x Guaraní (PAR)


Grupo 6
San Lorenzo (ARG)
Grêmio (BRA)
Liga de Quito (EQU)
Toluca (MEX)

Grupo 7

Olimpia (PAR)
Emelec (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Pumas Unam (MEX)

Grupo 8
Corinthians (BRA)
Cerro Porteño (PAR)
Cobresal (CHI)
Vencedor de Oriente Petrolero (BOL) x Independiente de Santa Fé (COL)

A grande festa do Come-Fogo de Samuel Eto'o


Eto'o jogou pelos dois times

O Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, foi palco de uma grande festa. O clássico da cidade entre Comercial e Botafogo da noite desta terça-feira, dia 22, não foi especial apenas pela rivalidade entre as duas equipes. O craque camaronês Samuel Eto'o participou do espetáculo, jogando pelos dois times e marcando três gols.

A proposta do jogo saiu da rede social Twitter. Os torcedores de ambas as equipes votaram através do site por qual time Eto'o jogaria por mais tempo. Como o Botafogo foi o grande vencedor da enquete, o camaronês jogou 50 minutos pela equipe. Já o Comercial teve o craque jogando os 40 minutos iniciais pelo seu time.

Para abrilhantar ainda mais a festa, as duas equipes contaram com ex-atletas que brilharam nas equipes de Ribeirão Preto. O Fogo foi reforçado por Raí, Marco Antônio Boiadeiro e o centroavante Lucas. Já o Bafo teve as presenças de Vágner Mancini, Mauricinho e Rogerinho. Ambos os times tiveram como base jogadores da categoria sub-20, que disputarão a Copa São Paulo.

A chamada para a partida

A partida começou elétrica. Pelo Bafo, Eto'o mostrava bastante disposição. Já pelo Botafogo, Raí, que jogava com a camisa 100, pois completava este número de jogos pelo clube, comandava a molecada. O primeiro gol saiu aos 18 minutos: na lateral esquerda, Túlio Souza tentou cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Cezar, que foi enganado pela trajetória da bola. Golaço para animar a torcida tricolor no estádio Santa Cruz.

A partida seguiu com grande destaque para os veteranos em campo. Raí, aos 50 anos, deu linda enfiada de bola para Giovanni, que tentou por cobertura e por pouco não marcou um golaço. Já Vágner Mancini, hoje treinador do Vitória, esbanjou disposição e muitas vezes deixou garotos com metade de sua idade "comendo poeira" com suas arrancadas.

Em um dos lances de Mancini, aliás, saiu o empate comercialino: aos 39 minutos, o treinador tabelou com o camaronês, que saiu cara a cara com o goleiro Thales e não deu chances para o jovem arqueiro: chute forte, seco, lá dentro, para festa da torcida alvinegra. Curiosamente, esse foi o último lance de Eto'o pelo Bafo. Logo em seguida, ele vestiu a camisa do Botafogo.

Raí homenageando o irmão
(foto: Thiago Calil / Agência Botafogo)

No segundo tempo, uma surpresa: Raí trocou a camisa 100 pela a de número 8, em uma belíssima homenagem ao seu irmão Sócrates, o maior ídolo da história do Botafogo. O retorno para o segundo tempo trouxe uma versão mais “garçom” do astro, que deu assistência para o camisa 10 Léo Coca bombardear a meta de Cezar. O goleiro até encostou na bola, que ainda acabou carimbando a trave. Melhor para o Comercial, que desceu em contra-ataque e viu Gaspar virar o jogo após cabeceio de Acleisson. Muita festa do time que já não teria mais o africano a seu favor.

Na marca dos 26 minutos, porém, Eto'o voltou a assustar. Desta vez, em cobrança de falta muito bem batida e defendida por Cezar. Em seguida, porém, Léo Messi foi "derrubado" por Souza dentro da área, em lance claramente forçado pelo árbitro Sálvio Spindola, que se divertia. Com muita tranquilidade, o astro tocou no canto direito do goleiro e saiu para o abraço.

Quase colocando água no chope camaronês, aos 34 minutos, Acleisson bateu falta com excelência de fora da área e balançou a rede com muito estilo, surpreendentemente provando o Comercial melhor sem Eto'o. Superior com a camisa do Botafogo, o craque ainda viria a marcar mais uma vez, após belo lançamento de Boiadeiro, que o consagrou como o maior goleador da noite.

A festa foi bonita, mas o que decepcionou um pouco foi o público: ao todo, foram 3.179 torcedores presentes, com uma renda de R$ 53.535,00. Uma pena, pois foi uma oportunidade única de ver um craque como Eto'o em campo.

Uma virada histórica do Vasco para cima do Palmeiras na Mercosul

Juninho Paulista e Romário comemoram o gol do título

Em 20 de dezembro de 2000, Palmeiras e Vasco da Gama entravam no gramado do Estádio Palestra Itália para decidirem o título da Copa Mercosul, competição de segundo semestre da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) na época. O que ninguém esperava é que haveria uma virada que ficaria na história do futebol.

Na primeira partida, em São Januário, o Gigante da Colina venceu por 2 a 0. No segundo jogo, também no Parque Antártica, o Palmeiras venceu por 1 a 0. O Alviverde, já eliminado na Copa João Havelange, dava prioridade à competição internacional. Já o Vasco, que disputava vaga na final do torneio nacional com o Cruzeiro, dividia as atenções.

Juninho Pernambucano com a taça

No primeiro tempo, a partida começou equilibrada, com ambas as equipes se estudando, apesar de ser o terceiro jogo entra elas em duas semanas. Porém, a partir dos 30 minutos, o time do Rio teve um verdadeiro apagão, não parecendo a equipe cheia de craques, como Romário e os Juninhos Paulista e Pernambucano.

O Palmeiras voou para cima do Vasco, tendo um momento de grande futebol. Arce, de pênalti, aos 36, Magrão, no minuto seguinte, e Tuta, aos 45, deixaram o Verdão com 3 a 0 no placar. A torcida Alviverde, que lotava o Parque Antártica, já gritava "É campeão!". Mas, como dizia a velha máxima, o jogo só termina quando o árbitro apita o final.

Melhores momentos do jogo eletrizante

Pois no segundo tempo o Vasco foi para cima. Aos 11, Romário, de pênalti, diminuiu. Mais nove minutos, outra penalidade para o Gigante da Colina. O Baixinho Marrento bateu com categoria e fez o segundo gol vascaíno. No placar, Palmeiras 3, Vasco 2.

E o Vasco continuou na pressão. Juninho Paulista igualou o marcador aos 41 minutos. Os vascaínos acreditavam que a virada poderia acontecer. Já a torcida do Palmeiras, incrédula, torcia para que o pior não acontecesse.

Os minutos finais foram incríveis, pois o jogo ficou aberto e as duas equipes poderiam levantar o caneco da Copa Mercosul. Aos 48, Juninho deu um chute na entrada da área, a bola rebateu na defesa e sobrou para Romário, sozinho, marcar para o Vasco. Festa dos vascaínos, que conseguiam o título depois de um jogo eletrizante.

Campeões na América do Sul em 2015

Os campeões do continente

Em 2015, o futebol sulamericano teve diversas competições, nas mais variadas divisões e copas, organizadas pela Conmebol e as 10 federações dos países filiadas a ela: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Neste domingo, foram decididos os últimos vencedores do ano, com o Sport Boys conquistando o Apertura Boliviano 2015/2016 (primeiro título da equipe), o Atlético Nacional levantando a taça no Finalização Colombiano 2015 e o Defensor La Bocana levando a Copa Peru 2015.

O Curioso do Futebol, assim como fez com os campeonatos brasileiros, também fez um levantamento, com gráfico acima, dos campeões da América do Sul. Confira!

CONMEBOL

O River Plate levou a Libertadores e a Recopa

Copa Libertadores: River Plate (Argentina)
Copa Sulamericana: Independiente Santa Fé (Colômbia)
Recopa Sulamericana: River Plate (Argentina)


ARGENTINA

Tevez foi o grande jogador do Boca que ganhou o Campeonato e a Copa da Argentina

Primeira Divisão: Boca Juniors
Primeira B Nacional: Atlético Tucuman
Primeira B: Brown de Adrogué
Torneio Federal A: Talleres de Córdoba
Primeira C: San Telmo
Primeira D: Sportivo Barracas
Copa Argentina: Boca Juniors
Supercopa Argentina: Huracan

Obs: Os Torneios Federais B e C apontam apenas os acessos, sem decidir um campeão.


BOLÍVIA

O Sport Boys levou o Apertura neste domingo

Clausura 2014/2015: Bolivar
Apertura 2015/2016: Sport Boys
Segunda Divisão: Ciclón


BRASIL

Corinthians dominou o Brasileirão

Série A: Corinthians
Série B: Botafogo
Série C: Vila Nova de Goiânia
Série D: Botafogo de Ribeirão Preto
Copa do Brasil: Palmeiras


CHILE

Colo Colo venceu o Apertura 2015/2016

Clausura 2014/2015: Cobresal
Apertura 2015/2016: Colo Colo
Primeira B: San Luis de Quillota
Segunda Divisão: Deportes Puerto Montt
Terceira A: Independiente de Cauquenes
Terceira B: Deportes Recoleta
Copa Chile: Universidad de Chile
Recopa Chilena: Universidade de Chile
Copa Absoluta: Deportes Rengo


COLÔMBIA

O Atlético Nacional conquistou o Finalización neste domingo

Apertura: Deportivo Cali
Finalización: Atletico Nacional
Primeira B: Atlético Bucaramanga
Copa Colômbia: Junior Barranquilla
Supercopa Colombiana: Independiente Santa Fé


EQUADOR

Emelec levantou a principal taça no Equador

Série A: Emelec
Série B: Delfín
Segunda Categoria: Clan Juvenil


PARAGUAI

Clausura foi decidido em jogo extra, com vitória do Olimpia

Apertura: Cerro Porteño
Clausura: Olimpia
Intermediária: River Plate
Primeira B: Olimpia de Itá
Primeira Nacional B: Liga Ovetense
Primeira C: Deportivo Recoleta


PERU

Melgar foi campeão no Peru

Primeira Divisão: Melgar
Segunda Divisão: Comerciantes Unidos
Copa Peru: Defensor La Bocana
Torneio Inca: Universidad César Vallejo


URUGUAI

No meio do ano, Nacional venceu o seu 45º título uruguaio

Primeira Divisão: Nacional
Segunda Divisão: Liverpool
Segunda Amadora: Oriental
Amador do Interior: Wanderers de Artigas


VENEZUELA

Zamora levou o Torneio Adequação

Primeira Divisão 2014/2015: Deportivo Táchira
Adequação Primeira Divisão: Zamora
Segunda Divisão 2014/2015: Ureña
Adequação Segunda Divisão: Monagas
Copa Venezuela: Deportivo La Guaira
←  Anterior Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações