Sampaio Corrêa campeão das Séries B, C e D do Brasileirão

Comemorando o título de 2012

Ser campeão nacional uma vez, seja em qual série for, é muito difícil. Ganhar três das quatro divisões do Campeonato Brasileiro é uma tarefa mais complicada ainda. Porém, há um clube que conseguiu o feito: o Sampaio Corrêa do Maranhão, a Bolívia Querida de São Luiz.

Atualmente jogando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa foi o segundo campeão da segunda divisão da história. Em uma competição que só contou com clubes nordestinos, 24 ao todo, a Bolívia Querida foi campeã ao vencer a Campinense nos pênaltis na grande final, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. Porém, assim como aconteceu em 1971, quando o Villa Nova de Minas Gerais levantou a taça, não havia acesso e descenso entre as divisões. O Curioso do Futebol já abordou este fato.

Campeão em 1972

Em 1997, o Sampaio Corrêa conquistou novamente um campeonato nacional, desta vez a Série C. Com um time que foi base do bi-campeonato maranhense (1997-98) e semifinalista da Copa Conmebol de 1998, a Bolívia Querida 'atropelou' os seus adversários na competição.

Em 18 jogos, o time, que contava com Geraldo, Erly, Ney, Glásio, Luís Almeida, Lélis, Ricardo, Renato Carioca, Jó, Adãozinho e Marcelo Baron, fez 12 vitórias e 6 empates, tornando-se campeão invicto após o quadrangular final contra Francana, Tupi e Juventus.

O time de 1997, que conseguiu vários feitos

Em 2012, desta vez na Série D, novamente o Sampaio Corrêa levantou a taça e, assim como em 1997, de forma invicta. Em 16 jogos, foram 11 vitórias e cinco empates. O título veio após vencer o Crac, de Goiás, por 2 a 0, em São Luiz. E a torcida fez muita festa.

Os títulos nacionais tornam a Bolívia Queria um time diferenciado. Além de ser o único clube a vencer três divisões do Brasileirão diferentes, também é o único a ganhar duas delas de forma invicta. Um dado interessante, que só enriquece a bela história da grande agremiação do Maranhão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações