É o fim do jejum! América campeão mineiro de 1993

Equipe que encerrou a fila de 21 anos sem títulos do América

Em 1993, o América Mineiro encerrou o maior jejum de títulos estaduais de sua história como clube profissional, com a conquista do Campeonato Estadual após 21 anos de jejum. O título histórico foi aguardado por toda uma geração de torcedores do clube, que nunca haviam visto o time ser campeão estadual.

No ano anterior, já avisava que o clube vinha em boa fase. No primeiro semestre, o Coelho conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro. Na segunda metade do ano, o América foi vice campeão mineiro, ao perder as finais para o Cruzeiro.

Em 1993, houve inversão dos campeonatos. Primeiro seria realizado os estaduais e, no segundo semestre, o Campeonato Brasileiro. Liderado pelo goleiro Milagres, que fez muitos milagres naquele campeonato defendendo a meta americana (que trocadilho infame – risos), e comandado pelo experiente técnico Chico Formiga, o time perdeu apenas um dos 18 jogos, vencendo 11 e empatando seis vezes. Essa derrota na segunda rodada, para o Valeriodoce.

A equipe teve apenas uma derrota em 18 jogos

O trio de ataque americano naquele ano também deixou saudades nos torcedores: Liderado por Hamilton (artilheiro do torneio com 14 gols), Euller, (o famoso “Filho do Vento”, eleito a “Revelação do Campeonato Mineiro”) e Robson, ponta que fez sucesso pelo rival Cruzeiro durante a década de 1980, o ataque do América foi o segundo melhor da edição e marcou 23 dos 34 gols da equipe na campanha. Outro grande ídolo da conquista foi o identificado Flávio Lopes, que brilhou como o camisa 10 da conquista, e também venceu outro título importante como treinador do clube sete anos mais tarde, ao comandar a conquista da Copa Sul-Minas.

A conquista veio após um quadrangular final contra Cruzeiro, Atlético e Democrata de Governador Valadares. A taça veio após uma vitória de 4 a 1, no Estádio Independência, em cima do Democrata. Apesar do título, o clube acabou sendo rebaixado no Brasileirão. Este foi a penúltima conquista na primeira divisão estadual. Em 2001, com Lula Pereira de treinador, o América voltou a conquistar a Taça.

* Com informações do Acervo do Coelho - www.acervodocoelho.com.br.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Tem um erro aí, o título veio com uma vitória de 4x1 sobre o Democrata em Valadares.

    ResponderExcluir
  2. Você está com a razão Ramon Gregório.

    ResponderExcluir
  3. 4 a 1 em Valadares. Eu fui nesse jogo. Inclusive a foto do título é no Mamudão.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações