Por Victor de Andrade
Arte: FPF

Na noite de terça-feira, dia 26, em evento realizado no Pacaembu, em São Paulo, foram anunciados os participantes e os grupos da Copa São Paulo de Juniores 2026, a famosa Copinha. São 128 clubes participando do certame, sendo 55 paulistas, oito a mais que na edição anterior. Será que a eleição na CBF teve influência nesta decisão?
Informações de bastidores dão conta que a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição, teria 'dado um troco' em algumas federações que não apoiaram a candidatura de Reynaldo Carneiro Bastos, mandatário da entidade que rege o futebol de São Paulo, para a presidência da CBF.
E algumas escolhas caminham para esta possibilidade. Alagoas, por exemplo, que em 2025 teve três participantes (campeão e vice do estadual e vencedor da Copa Alagoas, ambos da categoria Sub-20), em 2026 terá dois times: CSA e CSE, primeiro e segundo do Alagoano Sub-20. CRB, campeão da Copa Alagoas Sub-20, ficou de fora.
Outros estados, como Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro (ausência do Flamengo), Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins têm times a menos se comparado à 2025. Todos de federações que assinaram o manifesto em apoio à Samir Xaud.
Outra decisão que se leva a isto: a única federação, além da FPF, que não assinou, a princípio, a carta de apoio a Samir Xaud, que acabou sendo eleito na CBF, a do Mato Grosso, em 2026 terá uma vaga a mais do que na edição de 2025: Luverdense, Cuiabá e União Rondonópolis são as equipes participantes.
Poder de influência também pôde ter definido convites - Outra federação que está com um clube a mais que em 2025 é a do Distrito Federal. Mesmo tendo apoiado Samir Xaud, dois clubes que jogaram ano passado mantiveram suas vagas, mesmo não tendo chegado na decisão do Candangão Sub-20, mas que são fortes nos bastidores: Brasiliense, ligado ao ex-senador Luiz Estevão, e o Canaã, que é comandado por mebros da Igreja Universal (e não podemos esquecer que a Rede Record, televisão também ligada à instituição religiosa, tem os direitos de transmissão do Paulistão e vai transmitir alguns jogos da Copinha). Os outros dois times do DF são Real Brasília e Sobradinho, campeão e vice no distrital da categoria.
Outro possível convite por influência é a do America do Rio. Apenas semifinalistas do Carioca A2 Sub-20, o Rubro conseguiu uma vaga. Não podemos esquecer que o presidente do clube é o ex-atacante Romário e o Baixinho é atualmente senador. Vale lembrar que a equipe também esteve em 2025.
Mas, como um bom articulador, há um 'afago ao adversário'. Estado do presidente da CBF, Samir Xaud, Roraima manteve as duas vagas que teve em 2025 (e apenas uma nas três edições anteriores). Esportiva Real e Monte Roraima são os representantes da federação estadual.
E o aumento dos paulistas na Copinha pode ter mais motivos além de um troco na eleição na CBF. A Federação Paulista de Futebol também terá pleito e um 'afago' aos seus filiados pode ser bom para garanir uma vitória nas urnas. Na volta da competição depois da parada por conta da Covid-19, apenas em 2022 teve mais Paulistas que em 2026: 56. 2023 e 2024 foram 53 equipes e em 2025 'apenas' 47.




0 comentários:
Postar um comentário