A boa passagem de Taffarel pelo Galo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Taffarel atuando no Galo

Hoje atuando como preparador de goleiros do Liverpool, onde trabalha diretamente com seu pupilo Alisson, Claudio Taffarel foi, muito antes de escolher a carreira de treinar goleiros, um bom defensor das traves que se destacou pelo crescimento que tinha em jogos decisivos e, principalmente em decisões por pênaltis. Conhecido como um dos maiores responsáveis pelo quarto título mundial da Seleção Brasileira, o goleiro gaúcho teve entre suas passagens na carreira uma ótima estadia no Galo.

Nascido de 8 de maio de 1966, Taffarel chegou ao Atlético Mineiro em 1995, depois de passar pelo Parma e por empréstimo pela Reggiana antes de chegar ao time alvinegro de Belo Horizonte, Havia jogado bem nas duas primeiras temporadas em Parma, mas seu desempenho caiu em 1992/1993. Acabou se recuperando na Reggiana e depois de mais algum tempo no banco do Parma chegou ao Galo.

Foi titular no Atlético Mineiro desde o início de sua passagem, mais uma vez se convertendo rapidamente num dos principais jogadores do time mineiro. Já em seu primeiro ano conquista o primeiro título jogando pelos atleticanos, quando é campeão do Campeonato Mineiro daquele ano. Com boas partidas, seguiu sendo convocado a Seleção Brasileira e rapidamente caiu nas graças do torcedor atleticano. Viveu porém, um momento tenso quando na final da Copa Conmebol de 1995 o Galo tomou a revertida de um 4 a 0 na ida da decisão contra o Rosário Central e perdeu nos pênaltis.


Em 1996, fez boa temporada, mas não conseguiu ajudar o Atlético a conquistar nenhum título naquele momento. Acaba vivendo um grande ano pelo Galo em 1997, quando suas boas atuações ajudam o time a conseguir a conquista da Taça Centenário de Belo Horizonte e da Copa Conmebol, dessa vez numa vitória até tranquila diante do Lánus, em jogo que foi decidido já na Argentina com uma vitória por 4 a 1. 

Seguiu titular durante o ano de 1998 e mais uma vez seu bom futebol garantiu que fosse convocado para a Copa do Mundo de 1998, onde seria titular. Acabou deixando o Galo justamente após o mundial, quando acabou negociado com o Galatasaray. Deixou inclusive uma carta pública de agradecimento ao Atlético Mineiro em um jornal impresso do estado após sua saída. No total, atuou em 191 partidas pelo Galo, sendo o terceiro goleiro que mais atuou pelo clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações