Quinta vaga na Champions é o sinal de que a Série A Italiana está voltando aos bons tempos

Por Lucas Paes
Foto: REUTERS/Guglielmo

Atalanta eliminou o Liverpool na Liga Europa

Pode ser que você que é mais novo e esteja lendo este texto sequer tenha noção, mas durante muito tempo o "Olimpo" do futebol mundial, o maior campeonato do planeta era a Série A da Itália. Diversos fatores que serão explicados aqui neste texto fizeram com que o tradicional torneio despencasse, que os times do país perdessem força e de certa forma isso ainda precisa ser recuperado na Liga dos Campeões, que não tem um vencedor italiano desde 2010. Porém, nesta quinta ficou determinado de vez que o Calcio terá cinco vagas na Liga dos Campeões, já que ele simplesmente assumiu a ponta do ranking de torneios da UEFA, passando inclusive a Premier League.

O cálculo de pontos das competições da UEFA é uma complicada soma de pontos dos times de um país que competem em competições europeias, mas a maneira mais simples de resumir é que ele soma o desempenho nas três competições principais da Europa hoje. O futebol italiano, ainda numa época onde só havia Champions League e Liga Europa começou a perder posições e caiu de maneira crítica e muito disso se deve as transformações que a liga viveu pós-Calciopoli.

O Calciopoli foi um escândalo de corrupção envolvendo times italianos como Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio numa situação onde a Inter escapou como o time honesto prejudicado na história. Na época, as equipes foram acusadas e consideradas culpadas num esquema de manipulação de resultados envolvendo árbitros e equipes. O escândalo caiu como uma bomba naquele que era o maior campeonato do mundo e destruiu um dos maiores times da história da Juve, além de implodir de certa forma toda o alicerce do futebol italiano. 

Os efeitos não foram imediatos, já que Milan e Inter ganharam Liga dos Campeões nos anos seguintes, mas aos poucos todos os times italianos foram perdendo protagonismo, nível técnico e o país despencou no raking de ligas da UEFA. O campeonato perdeu força, viu a Premier League virar o suprassumo do esporte e dali a alguns anos só a Juventus fazia frente a elite europeia, enquanto outros times sequer chegavam ao mata-mata. Inter e Milan ficaram anos e anos no ostracismo e só agora estão se recuperando. A Roma foi quem chegou a fazer algumas campanhas interessantes também.

Mas, esse panorama claramente tem mudado nos últimos anos. Cada vez mais equipes italianas chegam longe em competições europeias e o melhor termômetro para essa medição talvez sejam as competições menores. Se não sobrou nenhum time da Bota na Liga dos Campeões, na Copa da UEFA Atalanta e Roma estão na semifinal. Na Conference, a Fiorentina é semifinalista e talvez seja a grande favorita. Ano passado, a Inter fez com que o City tivesse que suar sangue para conquistar sua primeira Liga dos Campeões. Fiorentina e Roma foram finalistas na Conference e na Liga Europa na temporada passada. Tudo isso somado colocou a Série A de volta no topo do ranking de ligas da UEFA.

É claro que este caminho não é "irreversível", mas também indica uma tendência de volta. Um dos melhores times do mundo, a despeito da dolorida eliminação nas oitavas da Liga dos Campeões, é a Inter. A Roma é uma constante nos campeonatos menores e a Atalanta está pedindo passagem para alguma conquista grande a anos. Mais do que isso, o Campeonato Italiano hoje possuí jogos com muitos gols, vários tipos de táticas diferentes e jogadores de diversos estilos fazendo sucesso por lá. Não é a toa que a Azzurra foi campeã da Euro (e não a toa também decepcionou em não ir a Copa).

Restará agora acompanhar como esse crescimento italiano se consolidará nos próximos anos. No que se trata de Liga dos Campeões, a Inter, grande força do país hoje, já deixou claro que a competição será a prioridade do time na próxima temporada (este ano foi a Série A e os nerazzurri talvez sejam campeões nesta segunda-feira). A Juventus, aos trancos e barrancos, monta um time cada vez melhor e mais provável de voltar ao topo. O Milan quase chegou numa final na temporada passada. Roma, Atalanta e a grata surpresa Bologna também prometem algo para o futuro. Além, é claro, de Napoli, Fiorentina e Lazio. 


Acompanhando a Itália no ranking esta a Alemanha, que colocou dois times nas semifinais da Liga dos Campeões, o colosso Bayern de Munique, que parece carta marcada em semifinais da competição e a surpresa Borussia Dortmund e também tem o Bayer Leverkusen como favoritaço na Liga Europa. O desempenho bom recente de times do país nas competições menores também garantiu que ultrapassasse a Premier League, que não desempenha em campeonatos menores como desempenha (as vezes) na Liga dos Campeões, a exceção do West Ham na Conference passada e do Aston Villa nessa.

Aos poucos, mesmo que não possa voltar a ser o Olimpo do esporte, a Itália volta a ser um dos seus grandes palcos e essa talvez seja a grande notícia do futebol europeu nesses últimos anos, pois o Calcio forte fez muita, mas muita falta para quem gosta do futebol europeu. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações