Eloi e sua passagem pelo Genoa, da Itália

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Eloi durante a passagem pelo Genoa

Francisco Chagas Eloi, mais conhecido como Eloi, nasceu em Andradina, em São Paulo, no dia 17 de fevereiro de 1955, e se tornou um bom meio-campista. O jogador teve passagem por grandes clubes, fazendo história em alguns, mas, também teve decepções. Nos anos 80, ele jogou no Genoa, na Itália.

O jogador começou pelo Juventus e rodou por alguns clubes, até fazer sucesso no América do Rio de Janeiro. Sua boa temporada chamou a atenção de vários clubes, e acabou aceitando a proposta do Vasco da Gama, um dos maiores times do futebol nacional.

Pela equipe carioca, Eloi manteve seu alto nível, tendo outra grande temporada, e fazendo outros clubes se interessarem por ele. O meia ofensivo começou novamente a receber diversas propostas para deixar a equipe, e dessa vez foram de times de fora do país.

Em 1983, no meio de ano, o jogador acabou aceitando a proposta do Genoa, uma equipe mediana do futebol Italiano. O jogador chegou no início da temporada europeia, o que deu mais tranquilidade para ele se adaptar a sua nova equipe, mas não foi isso que aconteceu.

Eloi demorou para conseguir se adaptar ao novo país e sua cultura, o estilo do futebol é muito diferente. O campeonato italiano sempre foi conhecido pela força física e tática, diferente de como era no Brasil, que jogava um futebol brilhante e leve, o que combinava com seu estilo.

O meia jogou várias vezes pelo clube, e chegou até ser titular, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho que tinha no futebol brasileiro. O estilo de jogo atrapalhava muito o jogador a se adaptar, pois ele era leve e gostava de jogar com mais tranquilidade, e na Itália era completamente diferente.


Por lá, o meia não conseguiu se desenvolver e ficou por dois anos na Itália, sem o mesmo desempenho, e acabou tendo uma das suas piores temporadas da sua carreira. Depois de momentos difíceis no clube, Eloi resolveu deixar a Itália para retornar ao futebol brasileiro, para atuar no Botafogo. Rodaria o Brasil depois, teria uma segunda chance na Europa, defendendo o Porto, e encerrou a carreira em 1996, no Nacional de Manaus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações