A passagem de Amaral pela Fiorentina

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Amaral marcou Zidane em um jogo entre Fiorentina e Juventus

Natural de Capivari, cidade localizada no interior paulista, Alexandre da Silva Mariano, popularmente conhecido apenas como Amaral, está completando 50 anos de idade nesta terça-feira, dia 28. Quando atuava dentro das quatro linhas, ele chegou a defender vários clubes, sendo um deles, a Fiorentina, clube onde protagonizou uma cena inusitada.

Antes de ser revelado nas categorias de base do Palmeiras, Amaral trabalhava em uma funerária de Capivari. Se profissionalizou em 1991, ainda vestindo a camisa do Verdão, e com ela se destacou. Suas boas atuações lhe renderam uma transferência para o Parma e a oportunidade de jogar ao lado de Gianluigi Buffon, Lilian Thuram, Hernán Crespo e Tomas Brolin. Porém, a dificuldade para se adaptar fez com que o jogador saísse do time italiano. Posteriormente, foi para o Benfica, voltou ao Alviverde, recebeu uma nova chance nos Encarnados, jogou no Corinthians e depois atuou pelo Vasco da Gama.

Com a camisa Cruzmaltina, foi campeão da Copa João Havelange e da Mercosul, ambos em 2000, e recebeu uma nova chance de mostrar o seu futebol no velho continente, rumando para a Fiorentina, que estava com problemas financeiros e queria montar um time modesto em relação as temporadas anteriores

Na época, a Viola estava sendo treinada pelo turco Fatih Terim e contava com o goleiro Francesco Toldo, o volante Angelo Di Livio e o meia Rui Costa. Com isso, o “coveiro” foi a Florença para ser o terceiro brasileiro do plantel, que já tinha o defensor Cleiton e o atacante Leandro Amaral. Porém, ele acabou sofrendo grave contusão durante a pré-temporada e atrasou a sua rodada no mês de janeiro de 2001.

Uma das cenas mais marcantes de Amaral no time de Florença aconteceu em maio daquele mesmo ano, sob comando do treinador Roberto Mancini. O volante iniciou o jogo diante da Juventus entre os reservas, mas com apenas 30 minutos de bola rolando, entrou no lugar de Sandro Cois. A alteração do comandante fez com que Amaral ficasse incumbido de marcar ninguém mais ninguém menos do que Zidane.

*Este duelo entre os dois virou acabou se tornando uma das comunidades que mais bombou no orkut e levou Amaral a afirmar que Zinédine Zidane foi uma das missões mais difíceis que teve durante a carreira porque era muito chato ter de marcar o craque francês. Na ocasião, a Vecchia Signora bateu a Viola pelo placar de 3 a 1, sendo que um dos tentos alvinegros foi anotado por Zizou, antes do volante brasileiro entrar em campo.

O primeiro ano do meio campista defensivo com a camisa violeta foi encerrada com a conquista do título da Coppa Italia 2000/01, quando os Gigliati bateram o Parma, contando com Amaral nos dois confrontos decisivos. Na temporada seguinte, a Viola vivia uma grande crise, chegou a ficar perto de falir e acabaram se desfazendo de grande parte do elenco para diminuir as dívidas do clube. O brasileiro foi m dos poucos que permaneceram no plantel, inclusive, trocou o número da sua camisa: do 15 para o 6.


Apesar de ter sido titular em grande parte da trajetória do time, o 'Coveiro' não conseguiu ajudar muito aquela equipe. Todos os perrengues que vinham ocorrendo tanto fora quanto dentro das quatro linhas acabaram resultando em uma penúltima colocação no Campeonato Italiano e o consequente rebaixamento para a Serie B. Ao fim da temporada, Amaral acabou ficando sem contrato e rumou para o Besiktas, da Turquia, de maneira gratuita.

Após passar pelo futebol turco, o volante ainda rodou por vários clubes. Foram eles: Grêmio, Al-Ittihad, Vitória, Atlético Mineiro, Pogoń Szczecin, Santa Cruz, Grêmio Barueri, Perth Glory, Catanduvense, Manado United, Persebaya, Surabaya, Itumbiara e Poços de Caldas. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional atuando pelo Capivariano, clube de sua terra natal, em 2015.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações