1999 - O Carnaval que encurtou a passagem de Edmundo pela Fiorentina

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Edmundo no carnaval carioca em 1999

O atacante Edmundo foi uma das figuras mais lendárias dentro dos campos do futebol brasileiro nos anos 1990 e 2000. O ex-atacante, que teve passagens marcantes por clubes como Vasco, Palmeiras, Corinthians e Figueirense foi notório por ser um jogador implacável dentro de campo, capaz de marcar gols e destruir defesas e também por diversas polêmicas extra-campo. Um dos episódios mais marcantes e talvez tristes da carreira do "Animal" ocorreu em 1999, quando um carnaval acabou por "limar" sua passagem pela Fiorentina.

Na temporada 1998/1999, Edmundo estava na Fiorentina que havia montado um dos times mais incríveis de sua história. A Viola, hoje frequentadora assídua da Série A e inclusive dona de boas campanhas recentes, era na época um time recém saído de uma falência. Edmundo havia chegado no meio da temporada 1997/1998 e já havia mostrado qualidade, com a equipe de Florença entrando como uma das favoritas ao título no biênio 1998/1999.

E o time roxo voou. Contando com nomes como Batistuta, Rui Costa e, é claro, Edmundo, o time voou no primeiro turno, ganhou 17 dos primeiros 20 jogos e estava voando, encantando o planeta inteiro com um futebol ofensivo e encantador. É possível fazer um paralelo entre a Viola e o atual Napoli, onde um contava com Edmundo, Baptistuta e Rui Costa para destroçar seus adversários enquanto o outro se baseia na dupla Osihmen e Kvaratshelia. O fato é que eram dois times cotados a surpreender.

Só que no caso da Viola, o Carnaval acabou colocando a fio tanto o Scudetto quanto a passagem de Edmundo pela equipe. Em fevereiro, o jogador brasileiro fora sim liberado pela Fiorentina para curtir o carnaval no Rio de Janeiro e com isso acabou por perder um jogo diante da Udinese, onde o time não contou com ele. A Viola perdeu a partida, a liderança, acabou tendo três derrotas consecutivas e a culpa da perda do campeonato recaiu sobre o brasileiro, mesmo com a lesão de Batistuta em momento importante na briga pelo scudetto.

No fim da temporada, a equipe ficou com a terceira colocação, que ainda valeu uma vaga na Liga dos Campeões, mas a culpa da perda do troféu recaiu sob Edmundo. Sem apoio da diretoria e com a torcida já não querendo mais sua permanência, ele acabou retornando ao Vasco em 1999, fazendo parte no ano seguinte de um dos maiores esquadrões já montados na história do futebol brasileiro, quando o Cruzmaltino foi um dos melhores times do planeta.


Recentemente, em entrevista ao Resenha do canal ESPN, o ex-jogador revelou que se arrepende de ter deixado a Fiorentina para vir ao carnaval, entre outros arrependimentos que teve ao longo de sua carreira, como por exemplo ter recusado tanto Juventus quanto Real Madrid quando ainda estava no Palmeiras. No total, ele marcou 16 gols em 48 jogos pelo time italiano. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações