Primeiro encontro entre Nuñez e Haaland termina melhor para o uruguaio, mas ambos precisarão de adaptação

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Darwin Nuñez marcou diante do City na Supercopa

Além da sempre complicada rivalidade entre Liverpool e Manchester City nos tempos recentes, a vitória dos Reds sobre os Citizens na Supercopa da Inglaterra marcou o primeiro embate entre os novos atacantes dos dois melhores times do futebol inglês (e europeu, possivelmente). Erling Haaland e Darwin Nuñez tiveram destinos e finais diferentes, num jogo onde surpreendeu inclusive o controle e domínio que o time do Merseyside obteve sobre o rival. Mas, ambos precisarão de adaptação a nova realidade da Premier League.

A partida de Darwin, ainda que mais curta que a de Haaland, foi melhor. O norueguês começou como titular no Manchester City e atuou durante todo o jogo, enquanto o uruguaio entrou apenas no segundo tempo, substituindo Roberto Firmino, que estava longe de ter uma atuação ruim. Realidades diferentes no início também se mostraram no fim do jogo. 

Apesar de jogar mais tempo, Haaland viveu um dia muito mais complicado no King Power Stadium, sofrendo com a implacável marcação de Van Dijk, que segue colossal no comando da zaga do time de Klopp e não deixou o norueguês respirar, nas poucas vezes em que ele conseguiu fugir do holandês, parou em Adrián ou então na trave, encerrando o jogo com um gol incrível perdido que faria pouca diferença na história final. Já Darwin entrou relativamente bem no jogo. Teve boa participação em lances, auxiliando Salah e Diaz na missão de causarem sofrimento a defesa do Manchester City e depois de desperdiçar duas boas chances encontrou seu gol finalizando uma linda jogada coletiva dos Reds de cabeça. 

Apesar dos fins completamente opostos para os dois "camisas 9", o jogo mostrou que ambos, talvez em proporções diferentes, ainda precisarão de adaptação. Haaland, por mais absurdo que seja, ainda tem de se adaptar ao sistema de jogo de Guardiola, que exige movimentos e ações diferentes do jogo do Borussia Dortmund. Darwin Nuñez conseguiu ter uma atuação interessante, mas ainda chama atenção a falta de coordenação em alguns movimentos e erros bobos, como por exemplo uma arrancada onde adiantou muito a bola. Ele parece já entender bem os movimentos do time de Klopp, mas também ainda precisa de adaptação.

Se se tratasse de Brasil, seria necessário dizer que é preciso paciência com ambos os promissores donos da centro-avância, que em ambos os casos estão também sendo o catalisador de uma mudança tática de dois times que não usam a muito tempo camisas nove de origem. Nem Guardiola e nem Klopp traziam jogadores finalizadores no centro de seu ataque. Enquanto o Liverpool explorava de maneira quase terrorista (para o adversário) as pontas, com Salah caminhando a passos largos para o top 3 de artilheiros históricos do clube, o City tem artilheiros distribuídos por todos os setores do campo e não tem um finalizador desde Aguero, maior ídolo da história do clube. Essa adaptação demanda tempo.

É preciso também, no caso de Haaland, por mais que a brincadeira soe divertida, entender que a partida da Supercopa não indica o que será o resto da trajetória do norueguês em Manchester. O cometa nem sempre terá zagueiros do porte de Van Dijk marcando suas movimentações e ainda contra o colosso ele conseguiu duas boas chances que acabou desperdiçando. Contra zagueiros de menos garbo que o fenômeno holandês é bem possível que Erling consiga várias chances e provavelmente algumas vão entrar. 


Seja como for, a existência de dois camisas nove apenas aumenta o leque de opções dos dois donos do futebol inglês nos últimos tempos. Se ambos os times já funcionavam com falsos nove se movimentando no centro do ataque para dar espaço, agora terão outro tipo de arma com os finalizadores de origem. Será interessante acompanhar, para quem gosta de futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações