Pato Abbondanzieri - Ídolo e multicampeão pelo Boca Juniors

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Pato Abbondanzieira foi ídolo da torcida do Boca Juniors

Um dos maiores campeões da história da Libertadores completa 50 anos hoje. Roberto Carlos Abbondanzieri, mais conhecido como Pato Abbondanzieri, nasceu no dia 19 de agosto de 1972, em Bouquet, na Argentina. O goleiro fez grandes temporadas, principalmente pelo Boca Juniors e também por sua seleção.

O seu início de carreira aconteceu no Rosário Central, ainda com 22 anos, muito jovem conseguiu se destacar em sua equipe. Em 1996, acabou sendo contratado pelo Boca Juniors, o gigante de seu país, mas chegou apenas para ser um reserva qualificado de Óscar Córdoba.

O goleiro fazia poucas partidas, apenas quando o goleiro tinha alguma lesão, o que era raro, e quando era poupado. Mas ainda era muito novo e sabia que seu momento ainda ia chegar, bastava esperar um pouco e ganhar amadurecimento para que aos poucos assumisse a titularidade.

A época vencedora do Boca começou em 1998, ainda com o goleiro como reserva, mas já fazia parte do elenco campeão do Torneo Apertura. Na temporada seguinte levantou mais um título, dessa vez o Torneo Clausura. Os principais títulos ainda não haviam chegado, mas o Boca estava no caminho certo.

Ainda como reserva, em 2000, a equipe conquistou diversos títulos. Começou vencendo a Libertadores, na disputa de pênaltis contra o Palmeiras, depois o Torneo Apertura novamente e para finalizar a Copa Intercontinental, quando ganhou do Real Madrid por 2 a 1.

Em 2001, continuando na reserva de sua equipe, mas já com um amadurecimento maior e participando de mais jogos, venceu novamente a Taça Liberada, dessa vez em cima do Cruz Azul, do México. Ao longo de 2002, o goleiro foi ganhando a vaga como titular, já experiente e com diversos títulos na carreira, tomou conta da posição e não largou mais, mas naquele ano a equipe não conquistou nenhum título.

Mas em 2003 teve uma temporada impecável, dessa vez foi Campeão da Libertadores como titular, em cima do Santos, além disso ganhou o Torneo Apertura e a Copa Intercontinental, com o goleiro sendo protagonista na final contra o Milan, após empate no tempo normal e na prorrogação, mas nos pênaltis decidiu.

Na temporada 2004 e 2005, o goleiro começou a ser chamado para sua seleção e foi Vice-campeã da Copa América, perdendo para o Brasil nos pênaltis. Além disso, também foi vice na Libertadores, quando perdeu para o Once Caldas, do México, também nos pênaltis.

Mas nas duas temporadas, o Boca conseguiu ser campeão da Copa Sul-americana, o primeiro foi contra o Bolívar e o segundo em cima do Pumas UNAM. Mas em 2005, a equipe Argentina ganhou novamente o Torneo Apertura. Em 2006, o goleiro foi titular da sua seleção na Copa do Mundo e após a competição acabou deixando o clube para atuar na Europa.


O jogador se transferiu para o Getafe, onde ficou no clube até 2009, quando teve um desentendimento com os dirigentes do clube e acabou retornando ao Boca Juniors. Mas na equipe Argentina não conseguiu ter o mesmo rendimento, acabou falando muito no Torneo Clausura, e acabou sendo muito questionado pela mídia e pelos torcedores.

Em fevereiro de 2010, acabou deixando o clube para jogar no Brasil, e acabou sendo contratado pelo Internacional. Pato Abbondanzieri, deixou o Boca Juniors com 204 jogos e diversos títulos, além disso, como um grande ídolo do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações