Fernando Couto e a passagem vitoriosa pelo Porto depois de dois empréstimos

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Fernando Couto foi vitorioso no Porto, mas precisou pegar experiência em outros clubes antes

Um dos grandes defensores da história do futebol português completa 53 anos hoje. Fernando Manuel Silva Couto nasceu no dia 2 de agosto de 1969, na Espinho, em Portugal, e tornou-se um grande jogador. O defensor passou por grandes times, conquistando alguns títulos importantes e entrando para a história das equipes, como no caso do Porto.

Tudo começou quando o jogador chegou em 1985 no Porto, com apenas 16 anos o atleta já foi contratado para as categorias de base. O seu primeiro jogo na equipe principal demorou um pouco para ocorrer, aconteceu apenas na temporada de 1987/88, e foi a única do defensor naquele ano.

O jogador não comprometeu, mas ainda não o consideravam maduro o suficiente para dar continuidade na equipe principal, por conta disso acabou ficando alguns jogos no banco de reserva e ainda fazendo algumas atuações pelas equipes de base do Porto.

Na temporada seguinte, Couto acabou sendo emprestado para rodagem em uma equipe da terceira divisão do futebol português, o Famalicão. O jogador foi titular na equipe e conseguiu mostrar seu futebol, mas ainda não tinha rodado o suficiente para voltar à elite do seu país.

Em 1989/90, o defensor foi emprestado para outro clube, mas dessa vez para uma equipe da segunda divisão, pois seu nível estava crescendo e precisava ter desafios mais difíceis. O jogador foi para a Academia de Coimbra e ficou por lá apenas uma temporada também.

Já em 1990, Fernando acabou retornando ao Porto, já com certa experiência e uma bagagem muito boa por conta das grandes atuações feitas nas divisões menores. Logo quando voltou se tornou um jogador importante para o grupo e começou a ser escalado consecutivamente na equipe titular.

Em sua primeira temporada após o retorno, o jogador atuou por 25 vezes na equipe e ajudou o Porto a conquistar grandes resultados. Fernando era muito forte e tinha uma boa altura, sempre fazia problemas aos atacantes adversário e por conta disso se tornou titular absoluto e foi Campeão da Taça de Portugal.

Em 1991/92 e 1992/93, Fernando continuou sendo titular da equipe e fazendo grandes jogos, inclusive sendo chamado para a Seleção Portuguesa principal, depois de alguns anos atuando na categoria juvenil do seu país. Couto era fundamental na equipe, trazia um ótimo equilíbrio defensivo e que foi primordial para conquistar títulos.


Nas duas temporadas, o Porto conseguiu fazer grandes campanhas e se consolidou Bicampeão Português. Couto era um líder no grupo e fazia a diferença no vestiário, mas também dentro de campo, era muito difícil passar pelo jogador, que tinha um senso defensivo fantástico.

Na temporada de 1993/94, as atuações se mantiveram e o Porto novamente foi campeão da Taça de Portugal, com Couto sendo muito importante. Chegando no final da temporada, o defensor acabou recebendo várias propostas e resolveu aceitar a do Parma, que é uma grande equipe do futebol Italiano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações