O amargo bronze do Brasil no futebol masculino olímpico de 1996

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Brasil foi bronze na Olímpiada de 1996 goleando Portugal

O Brasil é o atual bicampeão do futebol masculino nos Jogos Olímpicos. Quem vê as duas campanhas de sucesso dos anos recentes nem imagina o tamanho da obsessão que o ouro olímpico era para o futebol brasileiro até 2016. A Seleção Canarinho viveu de decepções nas campanhas olímpicas até aquele fatídico ano olímpico do Rio. Em 1996, uma das maiores decepções do Brasil nos jogos olímpicos veio com o bronze em tal edição, no dia 2 de agosto daquele ano, diante de Portugal.

Para os jogos de Atlanta, o time brasileiro tinha um dos melhores elencos que havia montado para a competição em toda a história. Entre vários bons nomes que o time verde e amarelo tinha em seu escrete, destacavam-se um tal de Ronaldo, outro tal de Juninho Paulista, um certo Roberto Carlos, o experiente Bebeto, entre outros bons nomes levados aos Estados Unidos, Foi com status de favorito que o Brasil entrou na competição.

O começo foi de susto, com uma derrota para o Japão na abertura da competição, mas triunfos diante de Hungria e Nigéria deixaram a situação tranquila e o "Brasa" passou em primeiro no grupo D, a frente da Nigéria. Nas quartas de final, uma vitória num jogo ótimo contra Gana por 4 a 2, com destaque para uma atuação primorosa de Ronaldo. Na semifinais, diante da Nigéria, tudo corria muito bem. Flávio Conceição abriu o placar cedo,  Roberto Carlos fez contra para empatar, mas Bebeto ampliou e Flávio fez mais um. No finalzinho, porém, Ikpemba e dois gols de Kanu acabaram com o sonho brasileiro.

A disputa do bronze então ocorreu no Stanford Stadium, diante de Portugal e em nenhum momento a equipe lusa sequer ameaçou o time brasileiro. Com cinco minutinhos, Ronaldo já havia aberto o placar. Flávio Conceição ampliou aos 11'. Apesar da equipe brasuca seguir pressionando no primeiro tempo, o placar ficou ainda em 2 a 0. No segundo tempo, Bebeto marcou duas vezes em menos de 10 minutos, transformou o placar em goleada e ainda fechou o marcador a 12 minutos do fim do jogo. Vitória fácil do Brasil e medalha de bronze.


Aqueles Jogos Olímpicos tiveram uma mudança que foi temporária no torneio de futebol. Com a disputa da medalha de bronze terminando, o time Canarinho já foi premiado com as medalhas logo após o jogo, sequer indo a final, onde a Nigéria triunfou diante da Argentina. Foram algumas edições assim até que em Tóquio 2020, realizado em 2021 por conta da Covid-19, a cerimônia única após as finais voltou. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações