É tetra! Há 28 anos, nos pênaltis, Brasil conquistava a Copa do Mundo batendo a Itália

Foto: arquivo

Dunga levantando a Taça

A conquista do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira completa 26 anos nesta sexta-feira. No dia 17 de julho de 1994, o time comandado por Carlos Alberto Parreira enfrentou a Itália no estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos, e levantou a taça após um triunfo nos pênaltis.

Há 28 anos, em 1994, para a disputa da Copa do Mundo dos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira montou um time que tinha no equilíbrio dos seus setores e um forte sentido coletivo e de competitividade os seus grandes atributos. Isso, aliado à qualidade técnica dos jogadores, fizeram a Seleção Brasileira, cono definiu Parreira, jogar um futebol que chamou à brasileira.

A equipe que ficou marcada pela dupla Romário e Bebeto foi responsável por colocar fim a um longo jejum do Brasil em Copas do Mundo. Afinal, o último título havia ocorrido em 1970. O Brasil, na primeira fase, venceu Rússia (2 a 0) e Camarões (3 a 0), além de um empate em 1 a 1 com a Suécia.

Nas oitavas, o time canarinho fez 1 a 0 nos Estados Unidos e, nas quartas, em um dos melhores jogos daquela Copa do Mundo, venceu a Holanda por 3 a 2. Na semifinal, a vítima foi a Suécia, 1 a 0, gol de Romário. Chegaram à decisão duas seleções que não eram brilhantes, mas que tinham jogadores decisivos. Do lado da Itália, Franco Baresi e Roberto Baggio. Do lado do Brasil, Romário e Bebeto.

Foi um jogo tenso e equilibrado. As duas equipes empataram por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A briga pelo título foi para os pênaltis. E o Brasil foi campeão! Taffarel fez a sua parte - Dunga, Romário e Branco converteram para o Brasil, que venceu por 3 a 2 depois que Baggio mandou a bola por cima do travessão de Taffarel. A Seleção era tetra!


Esse momento de amizade entre seleção e torcedores teve um momento especial. O título foi comemorado também em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, que faleceu em maio daquele ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações