Barcelona apostou alto na janela e qualquer erro em campo pode custar a sobrevivência do clube

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Barcelona

Raphinha agora atuará pelo Barça

O Barcelona surpreendeu o mundo do futebol recentemente com os anúncios quase sequenciais do ótimo atacante Raphinha, destaque do Leeds na Premier League e de Lewandowski, melhor camisa 9 do planeta. As duas transferências de jogadores badalados surpreendem pois a situação financeira do Barça não é exatamente a melhor possível neste momento. Afundado em dívidas, os catalães tem economizado o almoço pra pagar a janta. Portanto, com estes gastos maiores os Culés não poderão cometer erros em campo, ou o futuro do clube pode ser comprometido.

Conforme Marcelo Bechler descreveu em entrevista ao Podcast Podpah, disponível no Youtube, a situação do clube catalão é bizarra. O Barça comprometeu metade da sua licença de marketing e ainda comprometeu mais de 20 anos de receitas de televisão para que pudesse pagar a inscrição de jogadores. Os azulgranas cometeram erros em renovações de contrato que custaram caro e enforcaram os cofres do clube e tiveram de negociar alguns jogadores para inscreverem os nomes mais novos do time. 

Os nomes contratados pelo Barcelona nesta janela reforçarão muito bem o elenco a ser comandado por Xavi. "La Xavineta" terá em sua linha de frente a combinação do voraz, arisco e feroz Raphinha e do matador imperdoável Lewandowski, porém, ambos terão de jogar bem para que o sonho barcelonista de ter dois craques incríveis não vire um pesadelo que torne a situação do clube insustentável, o que pode se tornar caso continue errando. 

O comprometimento de gastos do Barcelona é no momento quase total. A equipe catalã, como é comum a gigantes, tem uma arrecadação assustadora, porém, diferente de outros gigantes, como Liverpool, Mamcheser United, Real Madrid e tantos outros, o Barça compromete quase 90 por cento do que ganha com gastos de futebol. Já se complicou em 2020, quando a torneira dos ganhos do Camp Nou fechou e tornou a situação do clube insustentável, em uma avalanche de tragédias administrativas que geraria, entre tantos outros problemas, o fim da passagem de Messi pelo clube. Sem parecer aprender a lição, comprometeu de novo muitas receitas.


A aposta alta do Barcelona fará com que o gigante espanhol tenha de responder em campo. Não se trata apenas de não poder ser eliminado da Liga dos Campeões na fase de grupos devido ao nome, mas sim devido a necessidade que o dinheiro vindo dos mata-matas entre no clube. É necessário que os Culés busquem La Liga. O Barça não poderá errar dentro de campo, pois uma simples eliminação muito cedo na maior competição de clubes da Europa pode literalmente comprometer o futuro e até a existência do Barça.

Prudente ou não, a atitude do Barcelona está tomada. Os Blaugranas apostaram alto, jogaram todas as suas fichas e deram praticamente um "All in" antes do início da temporada 2022/2023 e agora terão de justificar esse gasto, pois se a mesa não mostrar cartas que combinem com as lançadas pelo gigante da Espanha, talvez a nossa geração testemunhe não necessariamente o fim como deixar de existir, mas o fim como conhecemos de uma das maiores instituições do futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações