A apagada passagem do meia Aguilera pelo Atlético Paranaense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Aguilera atuando no Furacão

O futebol paraguaio vive hoje um momento complicado. Já sem revelar bons jogadores a algum tempo, a seleção tricolor passa longe de viver seus melhores momentos e hoje enfrenta já um período relativamente longo sem ir a Copa do Mundo. Nos anos 1990, os paraguaios tinham times fortes e tiveram uma geração de ouro, com alguns jogadores passando bem pelo futebol brasileiro e que "trouxeram na esteira" outros, que já não tiveram o mesmo desempenho. Nessa segunda barca, um dos que veio atuar aqui foi o meia Edgar Aguilera, que atuou no Atlético Paranaense e completa 46 anos neste dia 28 de julho.

Parte do elenco paraguaio na Copa do Mundo de 1998, Aguilera era reserva e sequer atuou durante aquele mundial, passando a Copa no banco. Na época jogador do Cerro Corá, onde havia iniciado sua carreira e jogado desde os 17 anos, chegou com status de uma grande contratação gringa ao Furacão, desembarcando como estrela em Curitiba e causando muita expectativa no torcedor rubro-negro.

Porém, a expectativa foi em vão. Aguilera pouco conseguia mostrar no time paranaense e a exemplo da maioria dos paraguaios que atuou no Brasil naquela época, com exceções óbvias de nomes como Gamarra, Arce e Rivarola, decepcionou. Atuou em apenas cinco jogos no Brasileirão de 1998 e rapidamente o Furacão viu que ele não serviria para a equipe. Acabou retornando ao Paraguai, para atuar pelo Cerro ainda naquele ano. 

Atuou por duas partidas completas, contra Vasco e América de Natal e em menos tempo em outras três naquele campeonato. Os rubro-negros terminaram apenas na 16ª colocação na competição, sem conseguir grandes coisas. Marcado negativamente, Aguilera não passaria mais pelo futebol brasileiro ao longo de sua carreira.


O meia ainda passou por alguns clubes, desde grandes do seu país como Cerro e Guraní até em pequenos até pendurar as chuteiras, o que ocorreu relativamente cedo em seu caso, quando tinha apenas 31 anos, atuando pelo General Caballero, em 2006. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações