Sérgio Echigo - A inspiração de Rivellino para o drible do elástico

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Echigo já no Towa Fudosan: o inventor do elástico imortalizado por Rivelino

O inventor de um dos grandes dribles do futebol mundial completa 77 anos hoje. Sérgio Echigo nasceu no dia 28 de julho de 1945, em São Paulo, e é um nipo-brasileiro. O meia foi o grande inventor do elástico, que foi imortalizado pelo craque Roberto Rivellino, que viu Sérgio fazendo um treino e o copiou.

O jogador iniciou sua carreira na base do Corinthians e subiu para o profissional também no Timão, mas não teve muitas chances. O meia não participou de grandes jogos, não era um jogador muito aproveitado no elenco, fazendo apenas 11 partidas pelo Timão, entre 1964 e 1965, mas participava de todos os treinos com o elenco principal. 

Foi em um desses treinos que o craque Rivellino viu o meia treinando alguns dribles e resolveu copiar do jogador. Rivellino acabou fazendo o elástico em uma partida e o drible acabou surpreendendo a todos, pois a plástica do lance é muito bonita e ninguém esperava por isso.

Todos ficaram impressionados com o lance e parabenizaram Rivellino pelo grande drible feito, mas em uma entrevista ele admitiu e deu os créditos a Sérgio Echigo. O craque disse que viu ele fazendo um treino e resolveu fazer igual, pois nunca tinha visto um drible daquele.

O drible foi imortalizado e é usado até os dias atuais, muitos jogadores pelo mundo todo usam esse artifício para se livrar do marcador. O meia acabou não tendo uma grande carreira, atuou pouquíssimos jogos pelo Corinthians e saiu pouco tempo depois para rodar por alguns clubes no estado de São Paulo, como Bragantino e Paulista, além do mineiro Trespontano AC.

O meia passou por algumas equipes pequenas, não teve grandes passagens, não conseguiu se consolidar na carreira e ficou alguns anos nessa equipe, até receber uma proposta do Japão para ser uma estrela. O jogador, já com o reconhecimento do drible, acabou sendo chamado por alguns times para dar mais relevância ao futebol japonês.


Sérgio deixou o futebol brasileiro para atuar no Japão, em 1972, no Towa Fudosan, que atualmente é o Shonan Bellmare, mas antes de 1993, quando o futebol nipônico não era profissionalizado, as equipes tinham nome das empresas que eram as donas. Como era descendente de japonês, acabou ficando por lá e depois que parou de jogar chegou a trabalhar como técnico e cronista esportivo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações