O começo do Liverpool "all red" - Bill Shankly e uma mudança histórica do gigante inglês

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Em 1966, o Liverpool adotou oficialmente o uniforme todo vermelho

O dia 3 de junho marca o aniversário de um dos maiores clubes de futebol do planeta. Nesta data, o Liverpool foi fundado no distante ano de 1892 sem saber que 130 anos seria considerado por muitos o maior clube de seu país. Recentemente derrotado pelo Real Madrid na final da Liga dos Campeões, o time de Klopp é conhecido por seu uniforme completamente vermelho que dá o apelido de "Reds", mas nem sempre a equipe do Merseyside usou esse uniforme, sendo esta combinação uma genuína criação de Bill Shankly

Além de excelente treinador, o homem que inventou o Liverpool como conhecemos era também um supersticioso e um sujeito extremamente detalhista em todos os aspectos. Como explicado no artigo sobre ele que está linkado no primeiro parágrafo, Shankly revolucionou completamente tudo dentro dos Reds, criando mudanças estruturais que transformaram o clube e tornando-o no gigante que conhecemos, mas uma de suas maiores contribuições, provavelmente a que será mais eterna inclusive, é a mudança nos uniformes do Liverpool.

Apesar de usar a cor vermelha já poucos anos depois de sua fundação, com o primeiro uniforme muito mais parecido com o que o Blackburn usa hoje nos primeiros anos de existência, a equipe usou durante muito tempo um fardamento que  consistia em camisa vermelha, calção branco e meias que variavam entre branco, vermelho e até preto. Em 1955, ainda antes da era Shankly e num momento onde as glórias distavam de Anfield Road, o Liverbird passou a figurar nas camisas. A mudança histórica que seria uma das tantas que transformou o clube 

Era a véspera da partida diante do Anderlecht pela Copa Europeia, hoje conhecida como Liga dos Campeões, em Anfield Road, mais precisamente 24 de novembro de 1964. Bill Shankly deu a Ronnie Yeats um calção vermelho e pediu que ele os vestisse com a camisa vermelha do uniforme. Quem foi mais além, porém, foi o próprio Yeats, que questionou o "chefe" do motivo de não usar vermelho de uma vez. Vendo o jogador com o uniforme todo vermelho, Shankly afirmou que ele "parecia um gigante". Nascia ali uma das maiores marcas do futebol mundial e a mudança mais importante de Shankly entre tudo o que fez no clube.

No dia seguinte, diante do Anderlecht em Anfield, todo de vermelho, o Liverpool fez 3 a 0 nos belgas. A partir de então, só jogaram assim, ganhando inclusive a primeira FA Cup de sua história naquela temporada. Se o uniforme causou impacto no Leeds, que era o adversário da final e não conseguiu parar o Liverpool, não é possível saber, mas a conquista da primeira Copa da Inglaterra selou de vez a marca do uniforme todo vermelho.


A oficialização acabou vindo apenas na temporada seguinte. No biênio 1965/1966 os Reds adotaram de vez as cores que marcam os Reds até hoje. A mudança veio a ser coroada com o título nacional, conquistado num ano iluminado de Roger Hunt e no dolorido vice-campeonato da Recopa Europeia, título que sempre escapou ao Liverpool, perdido na Escócia para o Borussia Dortmund. 

Desde então são quase 60 anos em que os Reds usam essa combinação em seu fardamento. Foi com a cor vermelha que o gigante do Merseyside conquistou suas maiores glórias, que ficou conhecido no mundo todo e que segue hoje encantando o planeta como ficou muito tempo sem fazer na década passada. Todos os títulos europeus, por exemplo, vieram com uniforme todo vermelho, a marca que mudou literalmente a maneira como o Liverpool é visto.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações