Há 24 anos, Brasil goleava o Chile por 4 a 1 e avançava às quartas de final da Copa de 1998

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Brasil venceu o Chile por 4 a 1

Nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, se completam 24 anos do duelo entre Brasil e Chile, válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 1998, sediada na França. Nesta oportunidade, no Parc des Princes, localizado na capital francesa, a Seleção Brasileira goleou pelo placar de 4 a 1 e avançou para as quartas de final.

A Amarelinha vinha de dois triunfos e uma derrotas nas três partidas anteriores. O selecionado brasileiro havia vencido a Escócia por 2 a 1 na estreia, batido o Marrocos por 3 a 0 e fechou a sua participação na fase de grupos com derrota para a Noruega. Já a Roja, empatou o primeiro jogo por 2 a 2 com a Itália, ficou no 1 a 1 com a Áustria e novamente não saiu do empate em 1 a 1, desta vez, com Camarões.

Apesar de se esperar uma equipe Canarinho com dificuldades no quesito criativo, como na derrota para a Noruega alguns dias atrás, os comandados de Zagallo começaram a partida com um ritmo bastante intenso. Demonstrando muita disposição desde o início, o zagueiro Júnior Baiano mostrou seu cartão de visitas dando uma entrada forte em Salas. Na marca dos 11', Cesar Sampaio aproveitou levantamento de Dunga na medida em cobrança de falta pela esquerda e liberdade da zaga chilena para abrir o placar.

Com 26′ jogados, Roberto Carlos cobrou uma falta de longa distância, mas a bola bateu na barreira. Na sobra, Bebeto ajeitou para o meio e César Sampaio emendou de primeira na linha da grande área e acertou o canto direito, no contrapé de Nelson Tapia. Ainda nos acréscimos, a Slelçâo Brasileira teria tempo de marcar o terceiro, quando Ronaldo partiu em velocidade para o gol e acabou sofrendo pênalti em dividida com o goleiro chileno. Ele mesmo foi para a marca fatal e executou a cobrança à meia altura no lado esquerdo. Tapia chegou até a encostar na bola, mas ela acabou indo para o fundo das redes.

Na etapa complementar, a equipe chilena voltou melhor do que os brasileiros, que só voltaram a crescer no jogo quando Denílson entrou no lugar de Bebeto, que estava apagado em campo, a partir dos 20'. Pouco tempo depois, Salas pegou a bola no campo defensivo, fez boa tabela com Vega, que fez o levantamento na grande área, nas costas de Júnior Baiano. Aldair não se mexeu e permitiu que Zamorano cabeceou em cima do goleiro Taffarel, que saiu debaixo das três traves para bloquear. Porém, Salas ficou com o rebote e tocou para o fundo das redes, diminuindo o placar para 3 a 1 aos 25'.


Sem muito tempo para deixar o Chile comemorar o gol, Denílson tabelou com Rivaldo, puxou a marcação e serviu Ronaldo, que avançou sozinho pelo lado direito. O camisa 9 invadiu a área e finalizou cruzado para fechar a conta, sacramentando a goleada por 4 a 1.

Na sequência deste Mundial, a Seleção Brasileira ainda eliminaria Dinamarca, em um complicado jogo nas quartas de final, e a Holanda nas semifinais. Chegou na grande decisão, mas foi derrotada pela anfitriã França.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações