A forte relação de Leonardo com o Sport

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Leonardo teve três passagens pelo Sport no tempo de jogador

Leonardo Pereira da Silva, popularmente conhecido apenas pelo seu primeiro nome, estaria completando 48 anos de idade neste dia 13 de junho de 2022, se estivesse vivo. Ao longo de sua carreira, o atacante teve três passagens pelo Sport Recife.

Nascido em Picos, cidade localizada no interior do estado do Piauí, Léo começou jogando nas categorias de base da Sociedade Esportiva Picos, onde ganhou o Campeonato Piauiense de 1991, o primeiro da história do clube. No ano seguinte, ele se transferiu para o Sport Recife, onde brilhou e virou ídolo para a torcida.

Somando as três passagens do atleta pelo Leão, disputou um total de 367 partidas, e ainda se tornou o terceiro maior artilheiro da história do clube ao marcar 133 gols com a camisa rubro-negra. Nos Campeonato Pernambucanos de 1997 e 1999, foi o maior goleador das edições com 14 e 24 tentos respectivamente.

No ano seguinte 2000, ficou empatado na artilharia da competição estadual junto de Taílson ambos com 13 gols cada um. Conquistou os títulos pernambucanos de 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000, além das duas vezes que venceu as Copas do Nordeste dos anos de 1994 e 2000. Em 1995, chegou a ir para o Vasco, que tinha Juninho Pernambucano, mas mesmo assim, era o jogador de mais nome.

Em 2004, Leonardo teve ainda uma outra passagem pelo Sport, mas não conseguiu repetir os mesmos feitos do passado. Depois de sair do clube rubro-negro de Pernambuco, passou por Paysandu, Santa Cruz, Guarany de Sobral, Treze, Guarany de Sobral, Picos, Central, Salgueiro, Sete de Setembro e Cametá. Encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional após jogar no Afogadense em 2012.


No mês de fevereiro de 2016, Leonardo se sentiu mal e acabou sendo internado no Hospital da Restauração, em Recife. Após alguns exames feitos, foi descoberto grave uma lesão cerebral expansiva, na região do lobo parietal esquerdo. O ex-atacante ficou um mês tratando de neurocisticercose, mas não resistiu e faleceu no dia 1 de março de 2016, com 41 anos de idade, por conta de uma falência múltipla de órgãos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Leonardo jogava muito, não sei pq não se deu bem no Vasco. Muito melhor que Juninho.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações