Há 10 anos, na Vila Belmiro, Sheik acertava um chutaço e deixava Timão perto da final da Libertadores do título

Por Bruno Filandra Lopes
Foto: arquivo

Sheik comemorando o único gol do jogo

Em 13 de junho de 2012, o Corinthians dava um grande passo rumo ao título da Libertadores daquele ano. Em plena Vila Belmiro, com um chute preciso de Emerson Sheik, no primeiro tempo, o Timão vencia o Santos de Neymar no jogo de ida da semifinal do certame.

Foram três semanas de espera e muita expectativa. Dois dos times que estavam em evidência no futebol brasileiro, entravam em campo para a decidir uma vaga na final da Libertadores. De um lado, o Santos então atual campeão da competição, que vivia o ano de seu centenário e contava com o melhor jogador do Brasil na época, Neymar. Do outro lado, o invicto Corinthians, que havia sido campeão brasileiro do ano anterior.

A Vila Belmiro ficou lotada para o clássico. Já eu assisti o jogo no bar Camaleão, perto de casa, junto com amigos. A tensão e a atenção no jogo era grande. Apenas as moças bonitas que passavam em frente a nossa mesa tiravam nossa concentração. Na primeira metade do primeiro tempo, as equipes arriscavam nos chutes de longa distância.

Aos 27 minutos, Paulinho recebe de Alex, avança, e toca para Emerson Sheik. O atacante ajeitou a bola, e num chute cruzado faz um golaço. Corinthians 1 a 0. O Santos parte para o ataque, e passa a ter o controle do jogo. Chegou com perigo aos 42', quando Juan recebe pela esquerda, toca para Elano, que finaliza. A bola bate em Fabio Santos, Durval pega o rebote e Leandro Castán afasta.

Na etapa final, o Santos começa melhor. Aos 4 minutos, Juan recebe a bola na área e tenta fazer o domínio. Ela sobra para Borges, que chuta à esquerda de Cássio, que faz a defesa. No minuto seguinte, Neymar cobra escanteio, Ralf desvia, e Durval chuta. Cássio manda pra fora.

A pressão santista continuou. Aos 10', Juan cruza, Alan Kardec toca de cabeça para Borges, que cabeceia para o gol. Cássio espalma por cima do gol. Aos 29', clima esquenta no jogo. Primeiro, uma dividida entre Paulinho e Adriano, seguida de uma dividida entre Leandro Castán e Alan Kardec, onde na sequencia Neymar deu uma entrada dura em Leandro Castán. Os jogadores começam uma discussão. Neymar levou amarelo pelo lance.


Aos 31', nova confusão entre os jogadores. Emerson Sheik faz falta em Neymar, toma o segundo amarelo e é expulso. Aos 35', o Santos quase empata. Após cobrança de escanteio, a bola sobra para Juan, que chuta, e Cássio espalma pra fora. No minuto seguinte, enquanto Alex chegava na área santista, parte dos refletores da Vila Belmiro se apagam. Indignado, eu reclamava com os amigos: "Se isso acontecesse no Pacaembu, amanhã já teria CPI em Brasília". A luz voltou depois de 18 minutos.

O Santos pressionou nos minutos que restavam, mas sem sucesso. Ao final, vitória corintiana por 1x0. O mesmo placar do sonho que tive da partida. Pela primeira vez o Corinthians teria a vantagem do empate jogando em casa. A partida da volta seria na semana seguinte, no Pacaembu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações