Em 13 de Junho de 1962, Brasil batia Chile e se classificava para a final da Copa do Mundo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Brasil bateu o Chile na semifinal de 1962

O dia 13 de junho de 1962 marcou uma das grandes partidas da história da Seleção Brasileira. Naquele dia, o time Canarinho, que era o atual campeão da Copa do Mundo, enfrentaria o Chile, seleção da casa, na busca pelo bicampeonato e com um show particular de Vavá e do histórico Garrincha, venceria com autoridade os donos da casa, mesmo diante do Estádio Nacional de Santiago lotado e chegaria na decisão da maior competição de futebol que existe pela segunda vez seguida.

O Brasil chegou naquela fase depois de um complicado embate diante da Inglaterra que se transformou em um jogo até tranquilo devido a qualidade absurda do time, que bateu os ingleses por 3 a 1. O Chile havia chegado até as semifinais após surpreender a favorita União Soviética, um dos times mais fortes da Europa e vencer por 2 a 1.

Melhor desde o início do jogo, o Brasil contou com um torpedo de Garrincha da entrada da área para pular na frente logo aos nove minutos do primeiro tempo em Santiago. Os Canarinhos seguiram na pressão até conseguirem o segundo gol, que outra vez veio de Garrincha, desta vez marcando numa belíssima cabeçada. No apagar das luzes do primeiro tempo, o Chile diminuiu com um gol espetacular de falta de Toro. 

A empolgação de uma reação no segundo tempo não aguentou cinco minutos, já que Vavá tratou de marcar o terceiro gol, em outro lance de bola aérea, no segundo minuto da etapa final. O Chile voltou a diminuir em uma bela cobrança de pênalti de Sanchéz e até tentou o empate, mas tomou o golpe final a 12 minutos do fim do jogo, em outro cruzamento que terminou com gol de Vavá, fechando o placar. Ainda daria tempo de Garrincha ser expulso por uma entrada violenta em um jogador chileno e não ser suspenso devido a uma manobra feita pelos brasucas para sumir com a expulsão da súmula.


O Brasil avançaria para a decisão, onde venceria a Tchecoslováquia e se consagraria campeão da Copa do Mundo pela segunda vez. O Chile, por sua vez, faria a decisão do terceiro lugar diante da Iugoslávia e venceria por 1 a 0, fechando sua melhor participação em copas até os dias atuais. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações