Há 48 anos, como campeão, o Brasil fazia a abertura da Copa do Mundo de 1974

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Piazza, capitão do Brasil na abertura da Copa de 1974

Há 48 anos, o Brasil entrava em campo para fazer a abertura da Copa do Mundo de 1974, que ocorreu na Alemanha Ocidental. Nesgasa edição foi a primeira vez que na abertura jogava a seleção campeã da competição anterior e, por esse motivo, o Brasil jogou contra o Iugoslávia, no Estádio Commerzbank Arena.

O Brasil vinha do seu tricampeonato mundial, quando foi campeão em cima da Itália, na Copa do Mundo do México. Por conta disso estreou na competição seguinte, essa foi a novidade do torneio e que foi bem visto pelo público, por isso acabou gerando uma continuação nesse novo formato.

A Seleção Brasileira vinha com uma moral altíssima, depois de um belo título em 1970, ainda com o técnico Zagallo. Novamente, a amarelinha entrava como uma das favoritas, inclusive como a principal, e tinha um ótimo time, que manteve grandes jogadores da copa anterior, mas perdeu seu principal jogador, o Pelé.

O Rei do futebol, se aposentou da seleção em 1971, por isso não disputou a Copa do Mundo de 1974, e acabou fazendo falta na competição. O Brasil tinha ótimos atletas, vários craques, mas nenhum do nível de Pelé, que ajudou a seleção a ganhar suas três Copa.

Mesmo sem o ídolo nacional, a seleção era favorita, e todos queriam ver a sua esperada estreia na Copa do Mundo de 1974. Mas acabou decepcionando os torcedores que estavam no estádio e tem estava vendo de longe, a partida acabou sendo sem graça.


O jogo terminou em 0 a 0, decepcionante, principalmente pelo ataque que a Seleção Brasileira tinha na competição. Mesmo sem Pelé, o batalhão de frente tinha Rivellino, Paulo César Caju, Jairzinho e Leivinha. Uma ótima linha de frente, que não conseguiu passar pelo forte sistema defensivo da Lugoslávia.

Mesmo com a decepcionante partida, o novo formato da competição, com o campeão fazendo a abertura da Copa do Mundo seguinte foi mantido por mais algumas edições. Este formato durou até 2002, quando a França, campeã de 1998, enfrentou o Senegal e perdeu por 1 a 0. A partir de 2006, a seleção que sediava voltou a fazer a abertura da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações