O dia em que Pia Sundhage balançou as redes da Seleção Brasileira

Por Edson de Lima
Foto: Arquivo

Pia Sundhage quando defendia a Seleção Sueca

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da China em 1991 foi um divisor de águas na história da modalidade em âmbito mundial. Disputada por 16 equipes e com representantes dos 5 continentes, além da chancela e organização da FIFA. Estes foram fatores importantes para a sequência da competição que é realizada até os dias de hoje.

No que diz respeito ao futebol de nosso país, a seleção do Brasil na ocasião foi comandada por Fernando Pires (antigo zagueiro do Fluminense e clubes do futebol de Portugal) e disputou o grupo B ao lado de Japão (vitória por 1 a 0), Estados Unidos (derrota por 5 a 0) e Suécia derrota por 2 a 0), com uma campanha irregular (1 vitória e 2 derrotas) e saldo negativo de gols de menos 6. Isso posto, vamos falar especificamente sobre o jogo de despedida do Brasil nesta competição.

Brasil x Suécia - O jogo era de fundamental importância apenas para as brasileiras, já que até aquele momento a Suécia contava com uma derrota para os Estados Unidos (3 a 2) e uma vitória acachapante sobre o Japão por sonoros 8 a 0 ou seja, para avançar na Copa, o Brasil precisaria tirar um saldo altíssimo de gols.

O jogo - Em campo no dia 21 de novembro, às 15h30 no Estádio de Panyu com um público aproximado de 12 mil pessoas presentes, o técnico Fernando Pires escalou o Brasil da seguinte forma: 1 Meg, 2 Rosa, 3 Marisa (cap), 4 Elane e 6 Fanta; 13 Márcia Tafarel, 5 Marcinha (depois 15 Pretinha), 11 Cenira e 16 Doralice; 9 Adriana Alvim (depois 14 Nalvinha) e 10 Roseli.

Já o treinador Gunilla Paijkull escalou a Suécia assim: 12 Ing Marie Olsson, 13 Marie Ewrelius, 4 Camilla Fors, 17 Marie Karlsson (depois 16 Ingrid Johansson) e 18 Pamilla Larsson; 6 Malin Swedberg, 8 Susanne Hedberg, 7 Pia Sundhage e 14 Camilla Gustafsson; 11 Anneli Andelen e 15 Helen Nilsson.


Os gols da partida saíram aos 42 minutos do primeiro através de Pia Sundhage cobrando pênalti (ela terminou a Copa com 4 gols) e aos 11 minutos do segundo tempo, através de Susanne Hedberg. A Suécia avançou na competição e chegou ao terceiro lugar (na segunda fase venceu a China por 1 a 0, nas semifinais perdeu para a Noruega por 4 a 1 e na decisão do "bronze " venceu a Alemanha por 3 a 1).

Este foi o primeiro jogo em que Pia, atual treinadora da Seleção Brasileira de futebol feminino (estreou em setembro de 2019) fez contra o Brasil (ela enfrentaria novamente o Brasil na Copa do Mundo de 1995, ainda como atleta).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações