Os quase 13 mil gols dos 110 anos do Santos FC

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pelé é o maior artilheiro da história do Santos

O dia 14 de abril marca no futebol brasileiro o aniversário de, indiscutivelmente, um dos clubes mais importantes do território nacional. Naquele dia, enquanto afundava o Titanic nos mares gelados do pacífico, surgia o Santos Futebol Clube. Depois de 110 anos de conquistas, marcas e encanto no futebol, o Alvinegro Praiano tem quase 12800 gols marcados ao longo de sua trajetória, um recorde absoluto no esporte bretão. Vamos relembrar aqui os artilheiros dos "gols mil" do Santos.

O milésimo gol da história do Santos foi marcado por um dos times mais marcantes da história do Alvinegro Praiano. Na metade final dos anos 1920, o Peixe teve um verdadeiro esquadrão que acabou não conseguindo conquistar o título paulista, mas deu show pelo estado. Em 11 de novembro de 1928, Siriri fez o milésimo, em jogo contra o Corinthians, no Estádio da Ponta Grande, em São Paulo. O gol foi o segundo do Peixe no jogo, depois de abrir o placar e levar o empate. O Timão ainda empataria de novo antes do Peixe fechar o placar em 3 a 2.

Foram 11 anos de espera pelo gol de número dois mil. Ele veio num amistoso no ano de 1939 contra o Ypiranga que terminou 3 a 0 para o Santos, na cidade de Salvador. Gradim, que marcou o segundo gol do jogo foi o responsável pela marca. Foram mais 11 anos para que o Peixe chegasse ao gol três mil, com Odair, numa vitória 4 a 1 sobre o Nacional, em 16 de setembro de 1950. O gol 4000 ocorreu no início da "Era Pelé", com Pagão, num empate por 2 a 2 contra o Fluminense, no Rio-Sâo Paulo, no Pacaembu, em 26 de maio de 1957.

A "Era Pelé" foi o grande momento histórico do Santos e talvez do futebol brasileiro. O gol cinco mil demorou três anos, sim, três anos e foi marcado em 1960, numa goleada por 6 a 1 sobre o Taubaté, em 4 de dezembro, pelo Paulistão, com Pepe. Cinco anos depois, Toninho Guerreiro fez o gol seis mil, num jogo diante do Independiente de Avellaneda no Torneio de Caracas. O sete mil veio ainda nesse período, em 1970, com Pitico, numa vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo na Taça Cidade de São Paulo.

O gol 8 mil veio já na época dos "Meninos da Vila" da primeira geração. Em 26 de outubro de 1977, Aílton Lira marcou em 25 de outubro de 1977, numa vitória sobre o Fast Club pelo Brasileirão. Quase 10 anos depois, no dia 45 de maio de 1987, numa vitória por 4 a 0 sobre a Ferroviária, e jogo na época válido pelo Paulistão. Outros dez anos se passaram e em 25 de outubro de 1997, Dutra marcou diante do Bahia o gol de número 10 mil.


Os gols que configuraram os recordes do Santos que inclusive entraram para o Guiness Book foram mais recentes. O gol 11 mil foi com o zagueiro Luis Alberto, numa derrota do Peixe para o Fluminense por 4 a 3 pelo Brasileirão, em Volta Redonda. Já o 12 mil foi recente e veio dos pés de um dos grandes jogadores do futebol brasileiro atualmente: Gabigol, que está no Flamengo, era do Santos quando fez na goleada por 5 a 1 diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no primeiro dia de fevereiro de 2014, pelo Paulistão.

Restam pouco mais de 200 gols para o Peixe chegar a marca de 13 mil vezes balançando a rede. Só o futuro poderá dizer quem será o jogador responsável pela marca, seja um dos novos craques dos Meninos da Vila, um velho conhecido ou talvez um completo aleatório que simplesmente vá as redes na ocasião. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações