Mais que um título, renovação de Klopp é a notícia mais incrível para o Liverpool na temporada

Por Lucas Paes
Foto: Reuters

Jurgen Klopp é quase como uma reencarnação de Shankly

O Liverpool as vezes parece ser muito além de um simples "clube de futebol". Os Reds são como o reflexo de uma comunidade, de uma cidade que se difere ideologicamente do país em que está inserido e existe dentro do clube um ethos que determina toda a forma de pensar esporte e vida da instituição. Em 2015, chegou a Anfield um homem que parece entender como poucos o que isso significa: o alemão Jurgen Klopp, que transformou desacreditados em fiéis, em pessoas que passaram a acreditar novamente em seu clube. Nesta quinta, dia 28 de abril, já histórico para a instituição, o alemão renovou o contrato por mais dois anos.

A temporada 2021/2022 pode terminar de uma maneira inimaginável e perfeita para os torcedores do Liverpool. Absolutamente imparável, o time está vivo em todas as competições, sendo vice-líder da Premier League, com pouquíssima diferença para o Manchester City, semifinalista da Liga dos Campeões, com vantagem sobre o Villareal e finalista da FA Cup. Além disso, é claro, o time já conquistou a Copa da Liga. Depois de uma temporada estranha, o time parece chegar a seu apogeu.

Muitos podem pensar que Klopp está cansado do desgaste que é claro que existe quando se treina um clube do tamanho do Liverpool, mas o alemão encaixou como poucos conseguiriam dentro de tudo o que envolve o clube. Ele ama a cidade, ama o clube e já cogitava a hipótese da renovação que acabou se confirmando assim que o chefe confirmou sua vontade aos donos do clube. Klopp quer marcar sua era com mais conquistas, quer desenvolver os vários valores jovens e promissores que esse elenco possuí, quer, provavelmente construir mais um esquadrão.

A torcida do Liverpool, é claro, está completamente em festa com a notícia. Muitos colocam Klopp no patamar de nomes históricos como Dalglish, Paisley, Fagan. Se ainda não alcançou os dois primeiros em conquistas, Klopp parece pelo menos em questão de identidade e encaixe estar no patamar de Shankly, já que vários paralelos podem ser feitos entre o homem que criou o que o Liverpool é hoje e o alemão que fez com que o clube renascesse para o futebol como o melhor time do planeta.

Shankly foi responsável pela fundação do Liverpool gigante que conhecemos hoje. Em seu período, foram feitas reformas estruturais, táticas, físicas e, acima de tudo, ideológicas. Ele foi responsável por implantar no clube todo um ideal "socialista" de trabalho em conjunto e de que o clube refletiria a comunidade, ele foi responsável por toda a reforma da estrutura do CT de Melwood, ele literalmente criou o uniforme pelo qual os Reds são conhecidos, ao trocar os calções brancos pelos vermelhos e perceber que seus jogadores pareciam gigantes, poderosos, que aquela cor emanava "poder", segundo disse na época. 

Klopp, em vários aspectos, é algo como a reencarnação, por falta de um melhor termo, de Shankly. O alemão impôs reformas estruturais, primeiro na modernização de Melwood e depois com a construção do novo AXA Training Complex, além das reformas de Anfield, estas, de certa forma, já previstas pela própria FSG. Dentro de campo, mudou totalmente a forma do time pensar o futebol, aperfeiçoando o Gengepressing e modernizando seus conceitos com uma mistura da eficiente posse de bola mostrada pelos times de Guardiola com a insana pressão característica de Jurgen. Nas contratações, ao invés dos investimentos altíssimos, raros em sua era, cartadas certeiras por preços razoáveis tem marcado os últimos tempos, onde ele transforma alguns desacreditados e até jogadores dados como medianos em craques. Todo o sucesso do Liverpool atual parece rodar em torno de Klopp e sua comissão técnica.

Se não há mais a lendária "Boot room", há o trabalho dele e de seus auxiliares. Se não há mais somente a conexão com a cidade, há algo como uma espécie de ampliação do ideal do clube por vários locais do mundo. Há uma semente plantada e um livro que continuará sendo escrito. Só o tempo dirá em que patamar o alemão sairá do clube, se é que realmente sairá em 2026. A sensação é que Jurgen se aposentará em Anfield, onde prontamente provavelmente terá uma estátua, onde o "Normal one" será eternizado para gerações e gerações de torcedores entenderem seu legado.


O Liverpool pode terminar essa temporada com quatro troféus na bagagem, o Liverpool pode ganhar outros diversos títulos nos próximos anos em que Klopp estará em Anfield, mas poucos troféus valerão tanto quando a continuação do sonho, a continuação da história, a prova de que, realmente, às vezes, existem pessoas que nasceram para comandar certos clubes. A torcida está completamente apaixonada pelo alemão e ela se sente bem assim. Quem agradece é o futebol, pois uma de suas incríveis histórias continuará sendo escrita, esperamos que por muitos anos ainda. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações