A história de José Poy no Rosário Central

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

José Poy em ação pelo Rosário Central

Brilhante goleiro do futebol argentino numa era muito diferente de hoje, José Poy, que completaria 96 anos neste dia 11 de abril, foi um dos grandes nomes de sua posição na era "antiga" do futebol sul-americano. Nascido em Rosário, interior de seu país, o goleirão tem uma enorme história ligada ao Rosário Central, um dos mais tradicionais times argentinos que não é um dos cinco grandes do país albiceleste.

Poy era filho de funcionário de ferrovia e logo muito jovem já começou a jogar pelo Rosário Central. Sequer tinha 19 anos quando iniciou sua trajetória no time de cima do "Gigante de Arroyto". Rapidamente começou a se destacar no país, mostrando uma enorme qualidade debaixo das traves e por diversas vezes salvando a equipe azul e amarela em jogos do campeonato nacional e em amistosos que disputava.

Em 1945 ele tinha apenas 19 anos quando veio disputar um amistoso contra o São Paulo. Apesar de ter tomado dois gols na partida, se destacou por evitar que o Tricolor Paulista, que na época possuía um timaço, goleasse impiedosamente o time argentino, que sofreu muito nos pés do bom time tricolor. Ele não sabia mas aquele jogo mudaria sua história no futebol e faria com que virasse quase um cidadão do país vizinho.


Atuou por um tempo no Banfield e ainda retornou ao Rosário Central, mas sua atuação contra o São Paulo havia ficado na memória do histórico Vicente Feola. Em 1949, o treinador "mexeu" seus pauzinhos e trouxe Poy para o Canindé, que na época era a casa do São Paulo. Foi assim que acabou por deixar seu time de juventude em 1949, passando então a vestir a camisa tricolor.

Poy fez história no São Paulo, clube pelo qual ficou ligado pelo resto da vida, atuando e virando ídolo debaixo das traves e depois ainda tendo passagens no banco de reservas comandando o Tricolor. No Rosário Central, apesar de não ter a mesma idolatria que possuí no time da capital paulista, é respeitado pelas ótimas atuações nos poucos anos de serviço pela camisa azul e amarela. Poy foi jogar no time dos eternos em 1996, aos 69 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações