Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo
Marcelo Lippi atuando pelo Pistoiese
O ex-jogador e grande ex-técnico italiano completa hoje 74 anos. Marcello Lippi, nasceu no dia 11 de Abril de 1948 em Viareggio, na Itália. O zagueiro teve uma carreira tão longa como jogador, mas fez história na Sampdoria e seu último time foi o pequeno Pistoiese.
O jogador chegou ao clube em 1980 para ajudar o clube a disputar pela primeira vez a Série A. A equipe trouxe alguns jogadores experientes para fazer uma boa campanha e tentar ficar na elite. O zagueiro já estava na fase final de sua carreira e não conseguiu render o esperado, mas mesmo assim teve alguns jogos importantes que ajudaram a equipe.
O começo na competição foi muito bom, a equipe até chegou a ganhar o clássico local contra a Fiorentina na 13° rodada e parou em sexto lugar. Mas após a vitória tudo desandou no time e as coisas mudaram drasticamente, o Pintoiese passou a não vencer mais nenhuma partida.
O restante foi sofrido para a equipe, que saiu de sexto lugar para a zona de rebaixamento. No segundo turno a equipe ficou revezando entre a lanterna e a vice-lanterna. O time não conseguiu ficar na elite e foi novamente para a segunda divisão.
Em 1981 seria a última temporada de Marcello como jogador. Ele fez algumas partida, ajudando o time na segunda divisão, mas a equipe não fez novamente uma boa temporada. Com o final do ano, o zagueiro preferiu deixar os gramados e seguir na sua nova carreira, dessa vez como treinador.
Marcello viveu o auge da sua vida como treinador, com passagens por grandes times na Itália, até chegar na seleção italiana. E foi pela seleção que ele viveu um dos melhores momentos na sua profissão, quando em 2006 ele levou o seu país ao título da Copa do Mundo.
0 comentários:
Postar um comentário