O primeiro jogo oficial de Ronaldinho Gaúcho como profissional

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Ronaldinho começou no Grêmio

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido no mundo inteiro pelo apelido de Ronaldinho Gaúcho foi dentro de campo um dos maiores mágicos que tivemos dentro de um campo de futebol. O Showman encantou o mundo com seus dribles e sua habilidade e marcou uma geração inteira, além de ser pilar do renascimento do Barcelona como clube. Muito antes disso, porém, o Gaúcho, que completa 42 anos neste dia 21, começou sua trajetória profissional no Grêmio.

Ronaldinho foi promovido aos profissionais do Grêmio ainda aos 17 anos de idade. Na época, esperava ir para o time sub-20, mas acabou promovido direto aos profissionais por Lazaroni e já foi entrando em amistosos na pré-temporada do ano de 1998. Em 24 de janeiro, entrou assustando todos em um amistoso diante do Guarani de Venâncio Aires, driblando e causando um inferno na partida. Porém, seu primeiro teste oficial como profissional seria no máximo possível de tensão.

O dia era 4 de março de 1998 e o Grêmio estreava na Libertadores diante do Vasco, no Olímpico, onde na época era temido pelo continente inteiro. Com a camisa 18, o jovem franzino não foi para o banco e sim diretamente ao time titular. Suas boas atuações nos amistosos de pré-temporada garantiram que impressionasse o suficiente para ser escalado pouco antes de completar a maioridade, no maior torneio do continente.

Rápido e habilidoso, o na época Ronaldo, ainda não tão conhecido como Ronaldinho, pouco ficou intimidado com o time vascaíno, cheio de estrelas. Tracejou a defesa carioca com dribles e gracejos de sua habilidade, dando um toque de refino num jogo que tinha todos os traços de uma ríspida disputa libertadora, com na época um time acostumado a tais partidas, que era o Imortal, enfrentando o esquadrão montado pelo Cruzmaltino.

Já cobrando faltas, no segundo tempo, mandou um torpedo no travessão em uma delas e se destacou por infernizar a boa defesa do Vasco, apesar de ter tomado um cartão amarelo. Viu seu time marcar com Guilherme, de cabeça, após belíssimo escanteio batido por Roger, sim, o próprio Roger Machado que hoje comanda o Imortal, já na metade final do jogo. O gol deu resultado definitivo a partida, que terminou com vitória pelo placar mínimo do time da casa. 


Passou a atuar como titular constantemente naquele período e seu primeiro gol veio justamente na Libertadores, diante do Chivas, num belo chute de fora da área. Aquele era apenas o início de uma história que no Tricolor durou até 2001, com 139 jogos e 68 gols. Dali pra frente, o mundo se rendeu ao talento do Gaúcho, que marcou a história do esporte.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações