Eliminação mostra que a Itália ainda precisa dar alguns passos para se reconstruir

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

A Itália não vai a Copa do Mundo

Parecia que uma das gigantes do futebol de seleções, a Itália, havia voltado ao protagonismo. Dona de grandes jogos nos últimos anos, vivendo uma crescente sob o comando de Roberto Macini, a Azzurra foi campeã da Eurocopa jogando um grande futebol e parecia que a Eliminatória era uma questão de formalidade. Só parecia, porque a Azzurra caiu de produção, foi para a repescagem e na terça desta quinta, já histórico dia 23 de março de 2022, perdeu para a Macedônia do Norte e ficou fora da Copa do Mundo do Catar.

Dentro de campo, o resultado foi uma maluquice. A Itália dominou completamente o jogo em Palermo e deveria ter vencido com tranquilidade, porém não conseguiu marcar em hipótese alguma sob a fechada defesa macedônia. O time visitante então deu a ferroada fatal nos italianos já nos acréscimos, num belíssimo gol de Trajkovski e seguiu em frente, rumo ao confronto contra Portugal que valerá vaga na Copa do Mundo. De novo, a Azzurra ficou pelo caminho. 

O resultado mostra claramente duas coisas importantes: a primeira é que ainda existe um grande caminho de reconstrução à ser percorrido pela campeã da Copa do Mundo de 2006. A Itália ainda mescla partidas espetaculares com jogos muito fracos e está muito a quem do nome que construiu no futebol. Não é que o título da Eurocopa tenha sido um acidente, mas ele sozinho não garantia que a equipe da Bota, que tem bons nomes, já havia voltado ao topo no futebol mundial. 

A segunda é algo que vale inclusive para a Copa do Mundo e tem de ser lido por muita gente que descarta Brasil ou Argentina no Catar: um torneio de um mês é um cenário totalmente diferente do que ocorre fora dele. Em campeonatos como a Copa do Mundo, a Eurocopa e qualquer campeonato curto de um mês como elas são, importa mais chegar bem neste mês onde ocorrerá a disputa. No caso da Eurocopa, pouco importou se a França tem um esquadrão ou a Bélgica tinha sua geração espetacular. A Itália encaixou, jogou bem durante aquele período e levou o título com muita justiça. 

O vexame italiano nas eliminatórias, porém, tem dimensões históricas catastróficas. Os números chamam a atenção e são fortes: a Itália pela primeira vez passará 8 anos longe da Copa do Mundo. Já são 20 longe dos mata-matas da maior competição que existe, já que a última partida italiana nesse naipe foi justamente a decisão da Copa de 2006. Vinte pois sim, a Azzurra só voltará a jogar em 2026, se passar dos grupos, claro, caso chegue lá.


Restará agora aos italianos equilibrar a tristeza da eliminação com a razão de entender que Mancini faz bom trabalho e deve ser mantido. Fica, mais uma vez, o choque de uma eliminação inesperada e a tristeza aos torcedores de mais uma vez apenas assistirem outras seleções jogando a Copa do Mundo. A Itália precisa voltar logo, mas parece cada vez mais longe disso. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações