50 anos de Mia Hamm - Uma gigante do futebol feminino vinda dos Estados Unidos

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Mia Hamm atuando pelos EUA

O futebol feminino cresce cada vez mais no mundo todo. No Brasil, por exemplo, cresce inclusive a demanda do público no esporte e ano passado o Corinthians lotou a Arena em um jogo do seu estrelado elenco feminino. Muito antes do sucesso mundial do esporte, um caminho árduo teve que ser travado por várias pioneiras. Uma das maiores atletas da história do esporte bretão feminino, talvez a primeira que virou um fenômeno de marketing, mídia e, é claro, de bola, foi a norte americana Mia Hamm, que está completando 50 anos.

Mia sempre foi um prodígio no futebol. A atacante apareceu na seleção de seu país pela primeira vez ainda em 1987, quando tinha apenas 15 anos. Em 1991, com 19, era a jogadora mais jovem do time dos Estados Unidos que saiu da Copa do Mundo de Futebol Feminino com o título, marcando dois gols ao longo da competição, sendo inclusive um deles diante do Brasil. Curiosamente, jogou na decisão deste campeonato como defensora.

Na Copa do Mundo seguinte, em 1995, viveu um momento curioso, quando acabou jogando como goleira após a expulsão de Scurry em um dos jogos da fase de grupos. Ela marcou um gol naquela competição e o time americano acabou caindo nas semifinais para as norueguesas. No ano seguinte, era um dos destaques do time que foi campeão olímpico em Atlanta, na primeira vez onde o futebol feminino figurou numa olímpiada. Na época, já se aproximava de 100 gols com a camisa dos Estados Unidos.

Chegou ao centésimo gol com a camisa do "Womens Team" no ano de 1998 e em 1999, num amistoso diante do Brasil, marcou o gol 108, batendo o recorde de Ali Daei e se tornando o jogador com mais gols por uma seleção sendo no feminino ou no masculino. Na Copa do Mundo de 1999, Hamm marcou duas vezes na fase de grupos e ainda sofreu o pênalti que classificou seu país a decisão diante do Brasil. Na final, marcou um dos pênaltis na decisão da marca da cal, após um empate sem gols contra a China. Jogando em casa, as americanas venceram nos pênaltis por 5 a 4.

No ano de 2000, Hamm novamente fez parte da equipe de seu país que foi para a Olímpiada, dessa vez em Sidney. Naquela competição, ela marcou o gol que decidiu as semifinais, novamente vitimando o Brasil. Porém, na decisão, novamente os Estados Unidos acabaram superados pela Noruega, uma força do futebol feminino nos anos 1990 e 2000 e que segue sendo referência. 

Em 2001, acabou contratada pelo Washington Freedom, time da primeira liga profissional feminina dos Estados Unidos. Naquele ano, fez história sendo a primeira jogadora eleita como Melhor do Mundo pela FIFA, na primeira eleição do tipo no futebol feminino. Jogou a Copa do Mundo de 2003 como atleta do time da capital dos EUA. Em casa, o Tio Sam acabou caindo nas semifinais para a Alemanha, mas Hamm novamente marcou dois gols ao longo da competição. 


Em 2004, após três temporadas também atuando pelo Freedom, jogou seu último torneio profissional, marcando dois gols e duas assistências ao longo da campanha que levou os Estados Unidos ao ouro olímpico em Atenas. Se aposentou ao fim daquela competição, encerrando sua trajetória com 158 gols e 144 assistências vestindo a camisa dos EUA, em 276 jogos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações