Covid-19 e lesões desmantelam a Premier League, levantando questões em torcedores e treinadores

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Liverpool FC

Alisson é um dos desfalques na Premier League por coronavirus

A variante Ômicron, unida a Delta, outra vez causam um verdadeiro caos no campeonato de futebol mais conhecido do mundo atualmente, a Premier League. Em meio a fase mais cheia de jogos da competição, entre os tradicionais jogos do Boxing day e do ano novo, diversos jogos foram adiados devido a mais uma onda de coronavírus. Um dos perseguidores do Manchester City, o Liverpool perdeu Alisson, Matip e Firmino, além de Klopp, para a Covid. Outros times também enfrentam desfalques também devido a lesões. O formato começa finalmente a ser questionado.

O futebol inglês sempre teve em sua história os meses de dezembro e janeiro cheios de jogos. A rodada do Boxing Day, dia seguinte ao natal, é uma tradição mais do que centenária, que se soma as várias rodadas de janeiro que costumam decidir rumos do campeonato, o que inclusive não é diferente em 2022, já que o City disparou e deve ser campeão. Porém, recentemente, com as mudanças que o futebol causou, esse calendário apertado começou a ser questionado. 

Hoje o futebol inglês tem o campeonato mais intenso do mundo. Os jogos ocorrem em velocidade insana e os placares costumam acompanhar essa loucura futebolística. O empate entre Liverpool e Chelsea por 2 a 2 seguiu isso, mas ambos os times tinham desfalques devido ao coronavírus e a lesões. Do lado vermelho, como já citado, Alisson, Matip, Firmino e Klopp. Do lado azul, Reece James, Werner e, é claro, Lukaku, envolvido em uma imensa confusão com Tuchel após se expressar muito mal em uma entrevista não autorizada.

A situação da Covid é algo previsível e infelizmente evitável. A Inglaterra tem a menor porcentagem de vacinação entre os jogadores de seus clubes e isso tem feito diferença na transmissão da nova variante, que se espalha muito mais facilmente e ainda concorre com a já perigosa delta. Apesar de poucos casos até aqui evoluírem para consequências piores, os desfalques ainda afetam os times. Aos poucos, alguns vão tendo que forçar através de medidas que seus jogadores se vacinem. Mesmo a situação no país faz com que a população já se prepare para um novo lockdown, desta vez devido a lotação nas enfermarias e não mais nas UTIs.

Já a circunstância das lesões, apesar de ter a ver com os ajustes de calendário, mas também já é uma ocorrência frequente muito antes da pandemia. Relatado ao aumento da intensidade dos jogos, cada vez mais os times tem lidado com desfalques durante os meses de dezembro e janeiro. Neste ano, finalmente, foi prevista uma paralisação, depois de anos e anos de reclamações de todos os lados. O campeonato agora será parado por duas semanas, mas neste meio tempo ocorrerão jogos de outras competições. 


A qualquer custo, porém, a Football Association e a Premier League tentam manter a tradição do calendário cheio de jogos, porém, a pressão é cada vez maior dos clubes, de quem treina os clubes e de quem é dono dessas instituições. A longo prazo, talvez, para se manter a qualidade da liga mais badalada do futebol, o calendário seja repensado, porque tradições estão ai para ser mudadas e os jogos do Boxing Day podem ser mais uma que não sobreviverá aos novos tempo. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações