Os jogos e gols de Jairzinho em Copas do Mundo pela Seleção Brasileira

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo


Jairzinho foi artilheiro da seleção marcando gols em todos os jogos

Nascido no Rio de Janeiro nesta mesma data em 1944, Jair Ventura Filho, mais conhecido pelo apelido de Jairzinho, está completando 77 anos de vida neste dia 25 de dezembro. Por este motivo, vamos relembrar os gols de um dos maiores ídolos da torcida do Botafogo pela São Brasileira em Copas do Mundo. O ponta de lança disputou os três mundiais que aconteceram entre 1966 e 1974.

Quando foi convocado pela primeira vez para defender o Brasil em uma Copa do Mundo, Jairzinho já estava com 22 anos e jogando muito bem com a camisa do Botafogo. Porém, a Seleção Brasileira não conseguiu fazer uma boa campanha e acabou sendo eliminada na fase de grupos da edição de 1966, sediada na Inglaterra. O time Canarinho, que defendia o título de campeão mundial em 1962, jogou três partidas. Estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária, mas acabou saindo da competição após perder para Hungria e Portugal, ambos por 3 a 1. O jovem Jair não conseguiu balançar as redes adversárias nesta curta trajetória da equipe na competição.

Na Copa seguinte, a Amarelinha teria que dar uma resposta para toda a torcida brasileira e provar que aquela eliminação precoce no mundial de 1966 havia sido apenas um acidente de percurso. Desta vez, o torneio aconteceria no México e Jairzinho finalmente conseguiria brilhar com a camisa da Seleção.

Em 1970, ano do tricampeonato mundial do time Canarinho, Jairzinho foi o grande grande artilheiro da equipe ao marcar sete gols em seis jogos, três à menos do que Gerd Müller, que anotou 10 em toda a competição. Sua melhor marca no torneio foi logo na estreia, quando o Brasil enfrentava a Tchecoslováquia no estádio Jalisco, localizado em Guadalajara. O Furacão da Copa balançou as redes seleção europeia duas vezes. Nos confrontos diante de equipes como Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e Itália, o atacante fez um gol.


O último mundial do Furacão da Copa defendendo o Brasil foi em 1974, quando o torneio foi disputado na Alemanha. Jairzinho passou a jogar fora de sua posição de origem, e atuou como centroavante. Com isso, o atacante não conseguiu repetir exatamente os mesmos números atingidos da edição anterior, mas ainda sim marcou três vezes em toda a competição. Nesta edição, a Amarelinha chegou até a disputa do 3º e 4º lugar, mas acabou sendo derrotado pela Polônia por um placar magro de 1 a 0.

Juntando os mundiais de 1966, 1970 e 1974 que Jairzinho defendeu a Seleção, o atleta participou de 16 jogos. No total, marcou 9 gols com a camisa do time Canarinho e foi um dos grandes responsáveis pela conquista do tricampeonato do Brasil em 1974.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações