O início do zagueiro Amaral no Guarani

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Amaral atuando pelo Guarani

Neste dia 24 de dezembro, completa 67 anos um dos grandes nomes da história do Guarani. O zagueiro João Justino Amaral dos Santos, conhecido como apenas Amaral, foi um grande nome revelado no clube nos anos 1970 e inclusive inspirou o apelido do seu homônimo dos anos 1990, uma figuraça do futebol brasileiro. Teve um início espetacular jogando pelo Bugre, onde foi até a Seleção Brasileira.

Nascido em Campinas, iniciou sua trajetória no Bugre ainda na base e já em 1971 foi alçado ao time principal do Verdão campineiro. Era zagueiro de grande categoria, preferindo dar dribles ou sair jogando ao invés de simplesmente dar um bicão para longe. Assim, começou a se firmar no time campineiro e já muito jovem era um dos pilares da equipe.

Foram necessários cinco anos para que surgisse sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, em 1975, quando tinha apenas 21 anos. Naquela altura, já chamava a atenção de diversos clubes brasileiros, porém o Guarani, na época com fortes equipes, conseguia segurar seu destaque. Vivia histórias interessantes no Derby Campineiro, como quando desarmou um atacante da Ponte, o driblou e saiu sorrindo, para delírio da torcida.

Permaneceu no Brinco de Ouro até 1978, mas acabou não fazendo parte do time campeão do Brasileirão daquele ano. Foi convocado para a Copa do Mundo jogada na Argentina naquele período. Foi titular do Brasil na competição e inclusive salvou dois gols diante da Espanha. Acabou aquele mundial como um dos destaques do time Canarinho, eliminado nos grupos semifinais da competição, vencendo a decisão do terceiro lugar.


Deixou o Guarani ao chegar da Copa do Mundo, quando foi jogar pelo Corinthians. Foram mais de 350 jogos atuando com a camisa alviverde. Depois do Corinthians, atuou por Santos, Leones, América do México e Blumenau, seu último clube, antes de pendurar as chuteiras em 1987. Acabou por inspirar anos depois o apelido do volante Amaral, devido a semelhança física com o zagueiro. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações