Joel Santana e sua passagem pelo América de Natal, onde se tornou ídolo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Joel Santana, no centro, na confusão em um jogo contra o ABC

Um dos grandes personagens do futebol brasileiro, como treinador, também atuou como jogador. Joel Natalino Santana, mais conhecido como Joel Santana, completa hoje 72 anos de idade. O carioca teve uma carreira de destaque como treinador, e poucos lembram dele como jogador, pois ficou pouco anos na profissão.

Joel começou tarde como jogador, com 23 anos o carioca chegou ao Vasco, depois foi para o Olaria, voltou para o Gigante da Colina, e foi terminar sua carreira no América de Natal, time que o zagueiro se consagrou como ídolo. Com 27 anos, ele chegou no time, como um bom zagueiro, que chegaria para resolver os problemas da defesa.

Ele chegou com uma boa expectativa, Joel não era muito técnico, mas tinha uma bola aérea muito boa, o que dava destaque para o jogador. Naquela época, os defensores não precisavam ter uma saída de bola boa, mas tinha que ser raçudo, e bom de cabeça, e isso ele tinha as melhores características.

No primeiro ano do clube, o zagueiro não conquistou nada, mas já na segunda temporada as coisas foram diferentes. Na disputa do Campeonato Potiguar de 1977, a final teve uma grande repercussão negativa, pois aconteceu uma fatídica briga generalizada.

O jogo era contra o seu rival ABC, em sua casa, e o jogo terminou antes do final do tempo regulamentar. Com o empate em 0 a 0 permanecendo no placar, o zagueiro do time adversário percebeu que não conseguiria ser campeão, e começou a partir para a agressão, e isso gerou uma briga enorme dentro de campo. Os 22 jogadores começaram a se agredir, os reservas entraram, e até teve cachorro entrando em campo para participar.

O árbitro teve que expulsar todos os jogadores em campo, e com isso a partida teve que ser encerrada, e o título ficou para o América de Natal, esse seria o primeiro campeonato ganho pelo zagueiro no clube. O zagueiro começou a cair na graça da torcida e começou a ter uma liderança positiva no vestiário.

A partir da terceira temporada, Joel se tornou capitão da equipe, o que levou mais ainda a sua moral no clube, mas acabou não conquistando nada, passou em branco mais uma vez. E isso mudaria em 1979, novamente o América de Natal voltou a ser Campeão do Campeonato Potiguar.


E não parou por aí, na sua última temporada como jogador profissional, Joel conseguiu conquistar o Bi Campeonato Potiguar, se tornando ídolo do clube. Após o fim do ano, o zagueiro preferiu pendurar as chuteiras e começar uma nova carreira, como treinador. Um ano depois começou a dirigir o Al Wals, time dos Emirados Árabes, e ficou por lá 5 anos. Retornou para o futebol brasileiro em 1986 para treinar o Vasco, clube que teve passagens e conquistas como jogador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações