A passagem de Donato pelo Vasco

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Donato atuando pelo Vasco

Completando seus 59 anos neste dia 30 de dezembro, o defensor Donato, conhecido na Espanha por El Abuelo, é um dos maiores ídolos da história do Deportivo La Coruña e acumula na Espanha também uma excelente passagem no Atlético de Madrid. Porém, antes de virar uma referência na terra da paella, o atleta carioca atuou durante ótimos anos pelo Vasco.

Defensor versátil que jogava tanto na zaga, quanto na lateral, quanto de volante, Donato chegou ao Cruzmaltino ainda garoto, após bom começo no America, também do Rio de Janeiro. Rapidamente, sua qualidade técnica e bom senso defensivo fizeram-no cair nas graças do torcedor. Já no segundo ano de clube, foi crucial para ajudar a equipe à chegar na decisão do Brasileirão de 1984, perdida para o Fluminense.

Seguiu nos anos seguintes sendo titular do Vascão, porém devido a concorrência não conseguia atuar pela Seleção Brasileira. Seguia sendo um dos grandes jogadores vascaínos durante um período onde o alvinegro tinha dificuldades para concorrer com o rival Flamengo, que tinha na época um dos melhores times do planeta. 

Nos últimos anos pelo Vasco, foi crucial para conquista de dois títulos do período. Em 1987 e em 1988, estava ao lado de nomes como o próprio Mauricinho, mostrado por aqui ontem, na conquista do Campeonato Carioca por duas vezes seguidas. Estes foram seus únicos títulos com a camisa do Vasco da Gama, já que deixaria o clube em 1988.


Foi contratado pelo Atlético de Madrid no meio daquele ano, após 223 jogos e oito gols pelo Cruzmaltino, segundo números do Ogol. Após boa passagem nos Colchoneros, deixou a capital espanhola e passou a atuar pelo Deportivo La Coruña, onde virou ídolo e chegou inclusive à Seleção Espanhola, já que não tinha espaço na Brasileira.Vive até hoje no país europeu. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações