Berti Vogts e sua belíssima carreira no Borussia Mönchengladbach

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O alemão, que completa 75 anos, defendeu o Borussia Mönchengladbach

Um dos grandes jogadores da história do futebol alemão no século passado, completa hoje 75 anos. Hans-Hubert Vogts, mais conhecido como Berti Vogts, nasceu em Büttgen, na Alemanha, no dia 30 de dezembro de 1946. O grande lateral fez história no Borussia Mönchengladbach, único clube pelo qual o jogador atuou em toda sua carreira.

Vogts começou em um clube da sua cidade Natal aos 7 anos, e ficou lá até seus 18 anos, quando se transferiu ao Borussia para jogar profissionalmente. A partir daí tudo se tornou história para o ótimo lateral, que desde o começo já chamava a atenção da diretoria e da torcida, por seu bom nível.

Nos primeiros anos que chegou, não conseguiu conquistar nenhum título pelo clube, mas a cada ano se tornava uma peça chave para a equipe, e uma liderança de suma importância no vestiário. Com dois anos no clube, já foi convocado para atuar na Seleção Alemã, e por lá também conquistou seu espaço.

O seu primeiro título aconteceu apenas no quarto anos no clube, na temporada 1969-70, começava a época vitória do Borussia, e Vogts se tornaria fundamental para a equipe. Com as grandes atuações, o jogador recebeu o apelido de "Der Terrier", e seu futebol vinha em franca evolução.

Com o título da Bundesliga na temporada, o jogador ganhou mais moral na seleção, e foi convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo em 1970. Na temporada seguinte (1970-71), o bom rendimento do lateral e da equipe continuaram, e trouxeram o Bi Campeonato Alemão, seria o segundo título da carreira de Vogts.

Com os títulos e ótimas atuações, o jogador que já tinha marcado seu nome na história do clube, se tornava cada vez mais ídolo. Nas três próximas temporadas (1971-72, 1972-73 e 1973-74) o clube passou por um período de baixa e de reconstrução, e não ganhou a Bundesliga, mas na temporada 72-73 acabou levando a Copa da Alemanha. Além do título da Copa da Alemanha, em 1972 pela seleção, Vogts conquistou o Campeonato Europeu.

A partir da temporada de 1974, a vida de Vogts mudou para sempre, quando novamente o atleta foi chamado para a Copa do Mundo, mas dessa vez se tornando campeão pela seleção, e entrando para a história de seu país. Nessa mesma temporada, o lateral conquistou todos os títulos mais cobiçados por um jogador da Alemanha.

Além de ganhar a Copa do Mundo, o jogador foi novamente campeão da Bundesliga e campeão da Copa UEFA, se tornando cada vez mais ídolo pelo Borussia. E não parava por aí, com 10 anos no clube, os títulos não pararam, na temporada seguinte (1975-76), ele se tornou de novo Bi Campeão da Bundesliga.

E não parava por aí, a cada ano Vogts construía mais a sua belíssima história. Na temporada seguinte (1976-77), o Borussia conquistaria o Tri Campeonato da Bundesliga, e consolidava aquela grande geração dos anos 70, que entraram para a história do futebol Alemão.

Já chegando perto do final de sua carreira, Vogts ainda mantinha o bom rendimento, e na sua penúltima temporada como jogador (1977-78) o jogando novamente foi Campeão da Liga UEFA, e em 1978 foi convocado para sua terceira Copa do Mundo. Com uma carreira invejada, o jogador chegava perto do fim, e mesmo assim, na sua última temporada não conquistou nenhum título, mas levou um prêmio individual. Em 1979 foi considerado o Jogador do Ano do Futebol Alemão, assim como já tinha levado esse primeiro em 1971.


Com o encerramento da carreira, o lateral deixou uma belíssima e invejosa carreira no Borussia e na seleção. Pelo clube o jogador atuou 419 partidas pela Bundesliga, marcando 32 gols, e por torneios europeus ele fez 64 partidas, fazendo 8 gols. Já na seleção Vogts teve 96 jogos, 20 como capitão e marcou um gol.

Após o encerramento de sua carreira, o ex-jogador ficou praticamente 11 anos estudando para se tornar técnico de futebol, e isso se concretizou em 1990, quando assumiu a Seleção da Alemanha, como sua primeira equipe para trabalhar nessa sua nova carreira, por lá Vogts disputou mais duas Copas do Mundo e saiu em 1998.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações